Notícia

Sessão Plenária aprova processos homenageia conselheiros em fim de mandato


Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta quinta-feira (9), ocorreu a sessão plenária ordinária de nº 1821 no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro foi organizado de maneira híbrida, com 22 conselheiros atendendo ao evento presencialmente, enquanto diversos outros ingressaram via conferência online.

A bancada organizada contou com a presidente do CREA, Eng. Amb. Nanci Walter, os vices  Eng. Civ. Cezar Augusto Pinto Motta e Eng. Agr. Valmor Christmann, o diretor-financeiro do CREA,  Eng. Eletricista e Seg. Trab. Fernando Luiz Carvalho da Silva, e o diretor-financeiro do Mútua-RS, Eng. Civ. e de Seg Trab. Márcio Marun Gomes.

A sessão iniciou com uma homenagem ao ex-presidente do CREA, Osni Schroeder. O arquiteto e Eng. de Seg. Trab. faleceu no dia 18 de dezembro de 2020, vítima de um infarto. A atual presidente, Nanci Walter, prestou sua homenagem a Schroeder e prosseguiu. “Neste ano tão importante para o nosso sistema, estendemos nossa admiração a todos os engenheiros e engenheiras neste dia 11 de dezembro. Que todos nós tenhamos um natal junto aos nossos amigos e familiares e que no próximo ano tenhamos cada vez mais saúde e esperança de dias melhores”, completou.

Para começar com as pautas, o Eng. Civ. e de Seg Trab Márcio Marun Gomes fez questão de agradecer a presença de todos: "Boa tarde, em nome da Mútua-RS, agradecemos e parabenizamos a organização desta sessão plenária, assim como o encontro de Bento Gonçalves, ocorrido nos últimos dias", afirmou o engenheiro.

Por chamada de vídeo, o coordenador regional do CDER, Jorge Luiz Köche, também deixou clara sua gratidão com a entidade. "Gostaria de externar o meu agradecimento por estes dois anos como coordenador. O evento em Bento Gonçalves teve uma boa participação e a carta escrita tem elementos substanciais para que os novos coordenadores consigam trabalhar bem com a entidade. Fica sempre a expectativa de melhoria do CDER nas relações com as entidades”, destacou.

Com o final do ano, chegaram ao fim diversos mandatos nas coordenadorias. O 2º vice-presidente do CREA-RS e coordenador adjunto do CDER, Valmor Christmann, aproveitou o espaço para se despedir de um dos cargos. "Estou dando adeus às minhas atividades como coordenador adjunto do CDER e agradeço pelo voto de confiança por terem me escolhido como segundo vice-presidente. Sei que fiquei devendo, mas vamos atrás de melhoras".

Na sequência, falou o 1º vice-presidente do CREA-RS, o Eng. Civ. Cezar Augusto Pinto Motta. "Tivemos muitas dificuldades neste ano, por conta da pandemia, mas o CREA conseguiu ter avanços. Fico satisfeito com a gestão deste ano e com a sensação de dever cumprido. Me coloquei à disposição para todos, tive bastante diálogo, mas, infelizmente, nosso ano apresentou resultados ínfimos em virtude da situação. Precisamos fazer o dever de casa para que consigamos melhores resultados”, completou Motta.

A primeira pauta abordada foi o balancete de contas de 2021, relatado pelo Eng. Agr. Paulo Rigatto, coordenador de finanças do CREA-RS. O engenheiro apresentou o comparativo com os valores de 2020 e elaborou acerca das receitas 16% acima do último ano, com quase R$4 milhões a mais em anuidades e ARTs. Ao todo, o superávit do ano já está em R$13 milhões, de acordo com os dados de outubro.

A plenária seguiu com a leitura do 3º relatório da comissão de análise de processos de recursos ao plenário, realizada pela Eng. Mec. Cynthia Vieira Bonatto, e a votação de uma consulta pela Prefeitura de Três Passos acerca da necessidade de contratação de um profissional da área ambiental para o licenciamento de oficinas mecânicas, alvo de divergência.

Após a votação, seguiu-se com a revisão de atribuições e demais pendências presentes na pauta. Antes de encerrar a sessão plenária, a presidente Nanci Walter convocou os coordenadores presentes cuja gestão chegou ao fim neste ano de 2021, homenageando seus serviços prestados.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: