Congressos Distritais já estão com inscrições abertas!

Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS realiza a 15ª edição do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que ocorre a cada três anos, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais o espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.

A participação dos profissionais é muito importante, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho.

A etapa preparatória, chamada de Congressos Distritais Preparatórios ocorre no dia 25 de junho, no formato virtual. Será o momento de discutir e formular as propostas que serão levadas à etapa estadual e quando serão eleitos os delegados distritais que participarão do 15º CEP.

As inscrições para os Congressos Distritais já estão abertas. Confira a programação a seguir:

CONGRESSOS DISTRITAIS PREPARATÓRIOS
25 de junho – formato virtual

(Participantes – profissionais do Sistema Confea/Crea)
Microrregional 1 – Inspetorias das Zonais Metropolitana
Microrregional 2 – Inspetorias das Zonais Serra e Fronteira Oeste
Microrregional 3 – Inspetorias das Zonais Noroeste e Planalto
Microrregional 4 – Inspetorias da Zonal Sinos e Litoral
Microrregional 5 – Inspetorias da Zonal Sul e Alto Uruguai
Microrregional 6 – Inspetorias da Zonais e Central e Fronteira Sudoeste

9 horas    Abertura Oficial
Presidência do Conselho | Comissão Organizadora Estadual

9h30    Painel: Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento
Eng. Civ. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, secretário de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre.

10h    Painel: Infraestrutura
Eng. Civ. Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

10h30    Painel: Atuação Profissional
Daniel Pinheiro Bernardon, Diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria.

11h    Espaço Debate

12h    Encerramento

14h    Abertura dos trabalhos - Microregionais
Apresentação dos temas

14h45    Apresentação de Propostas por tema
Aprovação das Propostas

16h15    Eleição de Delegados para participação no 15 CEP

17h    Encerramento

REGULAMENTO E INSCRIÇÕES clique aqui

15º CEP
O 15º Congresso Estadual dos Profissionais, que acontece em 29 de julho, contará com a participação dos delegados distritais, reunidos de forma presencial em Porto Alegre. Nesta etapa estadual serão apreciadas e aprovadas as propostas que serão levadas ao 11º Congresso Nacional de Profissionais, assim como o processo eleitoral para delegados estaduais que participarão do CNP, em Goiás, concomitante à 77ª SOEA.

O tema central desta edição é “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências”. Os eixos temáticos foram definidos pela Comissão Organizadora Nacional do 11º Congresso Nacional de Profissionais são eles:

Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia.

Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras.

Agenda 2030Plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, reconhecendo que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD) – A Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031 (EFD 2020-2031) foi instituída pelo Decreto nº 10.531/2020. Trata-se de declaração de planejamento governamental que positiva uma visão de longo prazo para a atuação estável e coerente dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Comissão Organizadora Estadual (COE-CEP/RS)
Responsável pela organização, suporte e orientações gerais para o Congresso Estadual:

Geólogo Marco Antonio Fontoura Hansen - Coordenador
Engenheira Eletricista Nilza Luiza Venturini Zampieri - Representante da Diretoria
Engenheira Civil Cláudia Diehl - Representante das entidades de classe
Engenheiro Civil Leo Azeredo - Representante do CDER-RS
Engenheiro Civil Milton Pedrollo Bittencourt - Representante COI

Grupo de Trabalho 15º CEP/RS
Encarregado de auxiliar a Comissão Organizadora Estadual do 15º CEP/RS, com o propósito de mobilizar os profissionais profissional, estimulando a reflexão sobre a temática dos congressos, com o intuito de capacitar as lideranças e os delegados a uma maior proatividade no transcurso dos eventos estadual e nacional:

Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Helena Coelho Scholl -  Representante da Regional Sul
Eng. Civ. e Seg. Trab. Alex Gustavo Marques Gobbato - Representante da Regional Serra
Eng. Civ. Milton Roberto Pedrollo Bittencourt - Representante da Regional Litoral