Notícia

Geração de energia em fotovoltaica é fiscalizada em Santiago


Agente fiscal Nilton Acosta na Usina por radiação solar com placas fotovoltaicas. Créditos: Arquivo CREA-RS

A região de Santiago, na Fronteira Oeste, recebeu fiscalização do CREA-RS no setor de fotovoltaica. O objetivo da ação foi visitar empreendimentos com micro e minigeração distribuída de energia elétrica para verificar a participação de responsável técnico legalmente habilitado e com capacidade técnica, decorrente de sua formação acadêmica, e a existência de empresa legalmente constituída e habilitada no desenvolvimento de atividades das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea no território nacional.

A produção fotovoltaica abrange modalidades como Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica e Metalúrgica.

Segundo dados divulgados pela ANEEL, em março de 2022 o Brasil ultrapassou a marca de 10 gigawatts de potência instalada em micro e minigeração distribuída de energia elétrica, aquela que é gerada pelos próprios consumidores. Trata-se de um quantitativo suficiente para abastecer aproximadamente 5 milhões de unidades residenciais brasileiras, ou seja, para atender quase 20 milhões de pessoas. O Rio Grande do Sul está entre os Estados que mais aderiram a micro e a minigeração, estando atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: