Notícia

Projeto Eixo Atlântico, entre Livramento e Rivera, é apresentado aos conselheiros e diretoria do CREA-RS


Eng. Agr. Gaspar Acacio Oliveira Santana (insp.-chefe), Eng. Nanci Walter, Arq. Carina Benítez e Ana Paula Alonso . Créditos: Arquivo CREA-RS

Dentro do Programa de Interiorização, em Santana do Livramento, o CREA-RS realizou uma importante reunião-almoço sob a temática do caminho do Eixo Atlântico - UE à Fronteira da Paz Sustentável nesta quinta-feira (18), com a presença da presidente do CREA-RS, Eng. Nanci Walter, conselheiros das Câmaras Especializadas, inspetores locais e autoridades regionais.

As palestrantes, Ana Paula Alonso, assessora de assuntos internacionais de Rivera e a Arq. Carina Helena Farias Benítez, da prefeitura de Livramento, contribuíram para as discussões acerca do tema. A agenda binacional do município com Rivera e as alternativas para que município uruguaio comporte o lixo orgânico de Livramento foram alguns dos destaques da palestra.

Conforme explicou Benítez o projeto, inédito no município para as áreas em questão, traz um pacto de desenvolvimento entre Livramento e Rivera. “A iniciativa tem financiamento da comunidade Europeia, através do Eixo Atlântico, que é uma organização de cidades-fronteiriças entre Portugal e Espanha, onde esta agenda já ocorre. É uma ferramenta de desenvolvimento urbanístico, social e econômico.”

A arquiteta ressaltou, ainda, a importância da participação e do apoio do CREA-RS em dar visibilidade ao projeto. “Essa visibilidade aos colegas da área técnica é essencial para que eles possam vir a participar e colaborar”, destacou.

Ana Paula Alonso reiterou a importância da ampla participação explicando que está aberta uma consulta pública sobre as possibilidades da parceria. “No projeto é muito importante a participação da cidadania, das empresas, da comunidade em geral. Então vou pedir para vocês contribuam nessa agenda urbana binacional.”

Acesse aqui as informações sobre o projeto e a consulta pública
http://www.sdolivramento.com.br/noticias/&id=8122

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: