CREA-RS presente na Operação Controle II do Exército

Foi fiscalizada empresa de manutenção de armamento em Novo Hamburgo. Créditos: Arquivo CREA-RS

De 24 a 29 de setembro, a Seção de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/3) da 3ª Região Militar promoveu ação intensiva de fiscalização em empresas com atividades de produtos químicos e explosivos, serviços de detonação, fabricantes de produtos controlados ou que façam uso no processo produtivo  em todos os municípios do Estado.

Empresa de Manutenção de armamento Novo Hamburgo

Os agentes fiscais do CREA-RS participaram da Operação Controle II nos municípios das 44 inspetorias, que contou ainda com agentes do Corpo de Bombeiros, Exército, Brigada Militar, Policia Civil, Conselho Regional de Química e Fepam.

Fábrica de ferramentas manuais em Garibaldi
De acordo com a Engenheira de Minas Janaína Munaretti, conselheira suplente da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas, a operação de fiscalização conjunta verificou estandes de tiro, lojas de armas, indústrias químicas, pedreiras e empresas que prestam serviço de desmonte de rochas com uso de explosivos.

Gravataí

“São fiscalizadas as atividades que envolvem as atividades de Engenharia de Minas na parte dos desmontes de rocha, responsabilidade técnica de empresas que exerçam atividades como extração e desmonte de rochas, prestação de serviços de detonação, fabricantes de produtos controlados ou que façam uso no processo produtivo”, ressalta, afirmando que é solicitado o laudo técnico.

Erechim

Já a Brigada Militar e a Polícia Civil atuam caso seja identificado algum produto controlado sem procedência/origem comprovada.

Frederico Whestphalen

Britagem e detonações no município de Gaurama