Fiscalização acompanha a demolição de casas históricas no centro de Porto Alegre

Foram solicitadas as documentações de responsabilidade técnica pela demolição. Créditos: Arquivo CREA-RS
Agente de fiscalização do CREA-RS acompanhou na manhã desta quinta-feira (13) a demolição dos dois casarões históricos destruídos por um incêndio na quarta (5) na rua Marechal Floriano Peixoto, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Foram solicitadas as documentações de responsabilidade técnica pela demolição, que devem ser realizadas por profissionais e empresas legalmente habilitados e com registro no CREA-RS.
Os trabalhos, com custo superior de R$ 300 mil, pagos pelo proprietário, são acompanhados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) e Defesa Civil Municipal. A previsão é concluir a demolição e limpeza do terreno em até 20 dias, porém as fachadas devem ser totalmente destruídas ainda entre esta quinta e sexta-feira.
O conjunto de edifícios era datado do ano de 1884, e não eram tombados pelo patrimônio histórico. Desde o incêndio, parte da Praça XV, em frente, está bloqueada. No térreo dos prédios, funcionavam duas lojas, um bazar e outra de calçados, que foram destruídos pelas chamas.

