Notícia

MT: Crea-Jr busca fomentar futuro profissional


Delegação do Crea-Jr presenta na 70ª SOEA realizada em Gramado-RS em setembro de 2013. Créditos: GECOM

Proporcionar discussão sobre legislação e temas profissionais; auxiliar na formação de novas lideranças; motivar os estudantes para participação nas entidades de classe; fortalecer o canal de comunicação do Crea-MT com as instituições de ensino tem sido o trabalho de jovens profissionais mato-grossenses frente ao Crea Júnior de Mato Grosso.

Atualmente os estudantes que compõem a diretoria estadual do Crea Júnior no estado são: Jeferson de Lima, acadêmico do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Cuiabá, coordenador Geral; Bruno Henrique dos Reis Lima, acadêmico do curso de Geologia da UFMT, como coordenador adjunto; Henddy Prycilla Mendes, acadêmica do curso de Agronomia da Universidade de Várzea Grande, como coordenadora secretária; Ellen Cristina dos Santos, acadêmica do curso de Construção de Edifícios do IFMT, como coordenadora de comunicação; e Ronivaldo Moreira, acadêmico do curso de Engenharia Civil da UFMT, como coordenador de eventos.
Entre as ações previstas para este ano está o Programa "Crea na Escola", que visa fomentar nos alunos do 2° grau a ideia de ser engenheiro falando sobre as profissões do Sistema e tirando as duvidas sobre atribuições profissionais. Também está confirmado para novembro próximo a participação do Crea-Jr na 10ª Semana de Engenharia, em Vitória-ES. Isso sem falar que já foram desenvolvidas e realizadas palestras informativas, e houve a participação significativa de estudantes da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia - Soea.
Em 2012 o Crea-Jr também realizou o 1º Seminário Mato-grossense da Engenharia, Agronomia, Geologia, Meteorologia e Geografia, onde foram discutidos temas como: Os Desafios do Sistema Confea/Crea; Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Brasil; As contribuições dos profissionais do Sistema para o desenvolvimento do Brasil; A importância da eficiência do concreto na construção civil, funções e mecânica do solo; Segurança do Trabalho; Carta Geotécnica aplicada ao Plano Diretor de Chapada dos Guimarães, entre outros, onde pelo menos oito instituições de ensino participaram e 3,8 mil alunos assistiram às palestras do Crea-Jr em Mato Grosso.
O presidente do Crea-MT, Juares Samaniego, destaca a importância da participação ativa de cada um destes estudantes. “O objetivo do Crea-Jr é aproximar da realidade profissional os estudantes dos cursos de graduação e de nível técnico das profissões do sistema Confea/Crea e Mútua. Lembrando que eles precisam reivindicar melhor qualidade de ensino, laboratórios e quadro técnico; evitar o surgimento de cursos que formam profissionais com cargas horárias incompletas e discutirem a entrada sem controle de profissionais estrangeiros no mercado de trabalho”, citou.
O Conselheiro Federal por Mato Grosso, Marcos Vincícius Santiago, destaca que atuação do Crea-Jr “fomenta no futuro profissional o registro no Sistema uma vez que as universidades e escolas técnicas formam e o Crea habilita esse profissional”. Marcos Vinícius também destacou que os Creas habilitam pelo menos 307 profissões diferentes e que esses profissionais representam economicamente 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A diretora geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea em Mato Grosso (Mútua-MT), Marciane Prevedello Curvo, parabeniza a iniciativa de aproximação dos estudantes. “Agora, vocês passam a conhecer o funcionamento e as particularidades do sistema profissional a que estará vinculado profissionalmente. O Crea defende a sociedade, as entidades de classe oferecem amparo e a Mútua é o braço social. A Mútua é o local onde vocês poderão usufruir de apoio para compra de equipamentos, livros e veículos, por exemplo.

Fonte: GECOM

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: