Notícia

Conferência de Defesa Agropecuária reúne representantes de 22 Estados


Eng. Juarez representa o Conselho gaúcho no evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Foi aberta nesta terça-feira (1º), com a presença de representantes de 22 Estados, a IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, um evento que reúne, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, profissionais que atuam na defesa animal e vegetal em todo o país e um público estimado em mais de mil participantes. Entre os participantes o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia e também do CREA-RS, Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes.
As palestras de abertura, ministradas pelo secretário de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, e pelo secretário da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Alberto Batista, falaram, respectivamente, sobre “Erradicação da Mosca da Carambola e reconhecimento como área livre de febre aftosa com vacinação – impacto da melhoria de status sanitário para o agronegócio do Pará e do Brasil” e “A política de defesa agropecuária versus a logística brasileira no século XXI”.
O primeiro evento paralelo será a reunião do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que abriu o período da IV Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, em Belém. A programação continua na quarta-feira (2), com palestras e mesas redondas que abordaram diversos temas e fizeram a troca de informações sobre “Produção de alimentos e  sustentabilidade” e “O serviço brasileiro de defesa agropecuária”, entre outros.
Haverá na quinta-feira (3) o seminário sobre a “Cadeia produtiva do açaí e o II Encontro de Mestrados Profissionais em Defesa Agropecuária”. A programação encerra na sexta-feira (4), quando serão abordados temas como “O exercício da sustentabilidade no desenvolvimento das atividades agropecuária e florestal”, “Implementação e fortalecimento da carreira de fiscal agropecuário” e “Fauna de interesse zootécnico na Amazônia como alternativa à pecuária tradicional”, entre outros.
Para encerrar a programação, será feita a entrega dos melhores trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres. O encerramento da conferência ocorre ao meio-dia, no auditório do Hangar. Com o tema “Defesa Agropecuária e Sustentabilidade”, o evento é um momento para marcar posição nacional no setor agropecuário, pautando temas da Amazônia e suas especificidades, frisou o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Mário Moreira.
Com informações da Agência Pará de Notícias

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: