Encerramento da reunião da CCEEI consolida propostas

Grupo de conselheiros finaliza reunião com diversas proposições. Créditos: Arquivo CREA-CE

“Saímos daqui com o sentimento de consolidação do interesse dos Creas em trabalhar com procedimentos unificados em todo o País”. Esta foi a avaliação do Engenheiro Mecânico Alberto Belchior sobre os resultados da 3ª Reunião Extraordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas em Engenharia Industrial (CCEEI). Coordenador do grupo, Belchior destacou as discussões apresentadas no encontro e a aprovação de oito propostas que serão encaminhadas para a avaliação da Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) do Confea.
O presidente do Crea-CE, Engenheiro Civil Victor Frota Pinto, esteve no encerramento da reunião. “Foi uma honra receber vocês aqui, especialmente por termos na coordenação nacional o Eng. Belchior, que também coordena a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do nosso conselho”, declarou.
Entre as propostas apontadas pelos conselheiros no encontro, o 1° vice-presidente do CREA-RS, Engenheiro Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias, destacou a que se refere ao ensino à distância. Para Farias, deve haver “regras que garantam a qualidade desta modalidade de ensino”. O Engenheiro defendeu, neste sentido, a promoção de um maior diálogo entre Confea e Ministério da Educação (MEC).
Outra tema apresentado na reunião foi trazido pelo Eng. Mec. Marcos Pedro Ferreira, do CREA-SE: o disciplinamento relativo a trios elétricos. Marcos Pedro informou que não há nenhuma legislação que norteie a operação, manutenção e inspeção desse tipo de veículo. A partir de relatos de acidentes registrados no País, foi definida a proposta de convocar Confea, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a elaboração de normas para o veículo.

A próxima reunião da CCEEI, extraordinária, acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília.
Fonte: CREA-CE