Notícia

Instalada comissão temática para discutir aspectos da Lei 14.785/2023


Créditos: Gabriela Arruda

Monitoramento, rastreabilidade, comércio ilegal, qualidade de produtos, rastreabilidade, receituário agronômico, qualificação profissional. A regulamentação da Lei 14.785/2023 é tema da comissão temática constituída por especialistas e convidados Engenheiros Agrônomos que teve sua reunião de instalação nesta terça-feira (30/7), no Confea. Durante dois dias e nos próximos encontros, esses e outros aspectos da Lei serão discutidos pelo grupo.

Coordenador da comissão, o conselheiro federal eng. Cândido Carnaúba considera que a reunião já fez grandes avanços técnicos. “É uma comissão importante para contribuir com o agronegócio brasileiro, e a visão dos especialistas e convidados possibilita que construamos o nosso programa de trabalho de forma muito promissora”, diz. Já o coordenador adjunto, eng. Álvaro Bridi, exemplifica com o tema do receituário agronômico. “É preciso mudar a forma como está sendo feito esse documento técnico que deve mitigar os riscos de contaminação dos alimentos, daí a importância de ampliar a discussão sobre a regulamentação da legislação dos agrotóxicos”.

Engenheiro agrônomo com atuação na Anvisa desde 2005, Carlos Alexandre Oliveira Gomes concorda quanto à necessidade de melhorar o receituário agronômico e considera que é preciso estabelecer uma proteção maior para a sociedade. “Definir os procedimentos mais seguros e com mais qualidade, proporcionando uma comercialização a partir de pessoas qualificadas, conforme o papel do engenheiro agrônomo”, diz.
 

Reunião


Também convidado, o engenheiro Luís Eduardo Rangel ponderou que a lei “é uma cópia aperfeiçoada de um decreto de dois anos atrás”, destacando aspectos como a rastreabilidade de produtos biológicos, a análise de riscos e o exercício legal em relação aos artigos como o 25 e o 39 da Lei, enquanto o conselheiro federal Luiz Lucchesi acrescentou que “o foco das discussões deve ser o exercício profissional regulamentado”. 

Além de Cândido, Bridi e Rangel, a comissão é constituída pelos especialistas Antonio Queiroz Barreto e José Otávio Menten e pelos convidados conselheiros federais Luiz Lucchesi e Francisco Lira, pelos conselheiros regionais José Reis (Crea-GO) e Bernardo Scarpelli (Crea-MG) e pelos especialistas Carlos Alexandre Oliveira Gomes e Luiz Carlos Ribeiro, em participação remota.

Equipe de Comunicação do Confea

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Confea aprova 226 projetos de patrocínio

Imagem de exemplo

Plenário atualiza normativos eleitorais do Sistema Confea/Crea

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: