23º EESEC: Santa Rosa sedia eventos de entidades de classe
Abertura destaca comemorações aos 100 anos da soja no Brasil . Créditos: Arquivo CREA-RS
O 23º EESEC, maior evento das entidades gaúchas das Engenharias, Agronomia e Geociências do RS, começou nesta quinta-feira (28) na cidade de Santa Rosa em uma promoção do CREA-RS e do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS). Este ano, uma novidade é o encontro coincidir com a abertura da Fenasoja que, em sua 24ª edição comemora os 100 anos da soja no Brasil.
Na solenidade de abertura, na tarde desta quinta-feira (28), foi destaque entre as falas a vinda do EESEC “ao berço da soja” no país, conforme destacou a presidente, Eng. Amb. Nanci Walter. “É muito importante termos esta oportunidade de prestigiarmos um evento da importância da Feira Nacional da Soja e de, assim, valorizarmos também nossos municípios, fazendo ‘este caminho inverso’, de virmos até Santa Rosa para nosso encontro.”
Falando da importância das entidades de classe para os profissionais, citou nominalmente os representantes das diversas entidades as quais é associada. Além disso, destacou a instituição de ensino anfitriã do evento: a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). “Fico muito feliz em estarmos aqui, numa universidade, que é o que temos todos em comum, o local da nossa formação. É aqui que temos o desafio de nos aproximarmos dos jovens e de incentivar o interesse pelas nossas profissões, das quais temos que ter mais orgulho. Se não mostrarmos o que podemos fazer e o que somos, não inspiramos ninguém a querer ser como nós”, ressaltou.
“Temos aqui três dias para discutirmos assuntos de nosso interesse, trocando ideias e aprendendo uns com os outros”, destacou o coordenador estadual do CDER-RS, Eng. Civ. Alex Gobbato, que agradeceu o apoio das entidades parceiras e da Mútua-RS em realizar o evento. “O que nos propomos para colocar um tijolo a mais nessa construção que fazemos enquanto representantes das entidades que congregam tantos profissionais. Espero que todos absorvam o máximo possível de conhecimento, pois trabalhamos bastante para termos temas que vocês consigam replicar nas suas entidades de classe, além de prestigiarmos este marco importantíssimo de Santa Rosa e de nosso estado que é a Fenasoja, que certamente nos agregará em conhecimento.”
Representando as entidades anfitriãs deste EESEC, o Eng. Mec. Airton José Monteiro, presidente da Apea.SR e coordenador da Regional Regional Alto Uruguai do CDER-RS, reiterou a oportunidade de comemorar a presença do cultivo da soja no território do Brasil. “Este momento é um marco, pois, em nossa maior reunião, termos a oportunidade de estarmos aqui e podermos ver a Fenasoja, que mostra a grandeza das nossas profissões que tanto foram alavancadas pela soja em todo o território e, em especial, em nossa região, que é destaque em todo o país neste cultivo”, afirmou agradecendo o empenho de todos para chegar à Santa Rosa.
A inspetora-chefe no município, Eng. Civ. Fernanda Dresch, desejou a todos um ótimo evento, ressaltando, também, a Feira Nacional da Soja, assim como a Unijuí.
“Uma grande satisfação em receber vocês em nossa cidade e aqui na casa responsável pela minha formação e de tantos profissionais qualificados para a nossa região e para todo o país.”
A Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, diretora-geral da Mútua-RS, falou com orgulho do encontro, após as dificuldades enfrentadas pelos gaúchos neste ano. “Somos exemplo de superação. Em nome da diretoria da Mútua cumprimento a todas entidades, que são o nascedouro e o futuro das nossas profissões; à Unijuí, que é semente de excelência nesta região que é celeiro do Brasil. O receituário agronômico surgiu aqui e assim congratulo à Fenasoja, onde estamos junto ao CREA-RS em um estande que é um exemplo de que juntos podemos superar as adversidades e sermos motivo de orgulho. Se o RS tem condições de competir mundo afora é graças aos senhores e a senhoras aqui presentes representando nossas profissões.”
Por fim, a vice-reitora de Graduação da Unijuí, Bruna Comparsi, falou da alegria em receber o Encontro das Entidades, “que se constituiu como oportunidade de conexões e de aproximação” da universidade aos profissionais que já estão no mercado de trabalho. “Não tenho dúvidas que aqui teremos um espaço para enriquecimento maior dessas relações, o que para nós é motivo de orgulho, principalmente sabendo da preocupação que o CREA-RS e as entidades vêm trazendo nos debates em relação ao fortalecimento da formação dos futuros engenheiros, pois não existe desenvolvimento sem profissionais das Engenharias e Agronomia formados com excelência e esse também é o nosso compromisso.”
Programação segue até sábado
Até sábado (30), representantes de 58 entidades de classe do Conselho gaúcho debatem, no Auditório Central, C111, da Unijuí, temas como ensino e inovação, transição energética, empreendedorismo, corporativismo e o agronegócio como impulsionador do desenvolvimento todos temas relevantes para os profissionais do Sistema.
Na sexta-feira (29), os participantes, liderados pela Eng. Amb. Nanci Walter, farão uma visita ao estande do CREA-RS, Associação dos Profissionais Arquitetos e Engenheiros de Santa Rosa (APEA.SR) e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do RS (Aenorgs) na Feira, onde o Conselho receberá a outorga da Moção 90 anos pela Câmara de Vereadores de Santa Rosa.