Carnaval com Engenharia é mais seguro
Ação de fiscalização ocorre de 15 de janeiro a abril em todo estado. Créditos: Arquivo CREA-RS
Segurança pública, prevenção de riscos, responsabilidade técnica, atendimento às normas legais e proteção ao meio ambiente e à sociedade. Estes são os objetivos da Operação Carnaval de fiscalização do CREA-RS que ocorre de 15 de janeiro a abril em todo Rio Grande do Sul. Uma das festas mais aguardadas do ano, o Carnaval com engenharia é mais seguro.
As atividades de fiscalização abrangem a montagem de estruturas como arquibancadas, camarotes, palcos e tendas, bem como a instalação elétrica de baixa tensão, geradores, sistemas de sonorização, planos de evacuação e emergência, instalações de banheiros químicos e verificação de extintores.
O Carnaval envolve ainda a construção de estruturas complexas, como carros alegóricos, trios elétricos, infraestrutura de eventos e barracões de samba, atividades e serviços que exigem conhecimentos especializados de engenharia para garantir que sejam seguras, estáveis e funcionais.
O objetivo é combater o exercício ilegal da profissão e assegurar a participação exclusiva de profissionais e empresas devidamente habilitados nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências. Essa ação visa à proteção da sociedade, com base na ética, na preservação do meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos, garantindo a segurança das estruturas utilizadas no evento.
A fiscalização do CREA-RS é essencial para garantir que as estruturas do Carnaval sejam projetadas, executadas e operadas com segurança, qualidade e responsabilidade técnica, protegendo tanto o público quanto os profissionais envolvidos no evento.