
CREA-RS fiscalizará usinas fotovoltaicas com a Operação Becquerel

Créditos: Arquivo CREA-RS
Buscando garantir a segurança e a participação de um responsável técnico legalmente habilitado na instalação e manutenção desses empreendimentos, o CREA-RS promove a OPERAÇÃO BECQUEREL 2025, na qual serão fiscalizadas Usinas por Radiação Solar – Usinas Fotovoltaicas em todo o estado.
O objetivo é cumprir a meta nacional estipulada pelo Confea de realizar, até novembro de 2027, uma ação nacional de fiscalização em 100% das usinas fotovoltaicas cadastradas na Aneel, com potência acima de 5.000 kW.
Segundo dados de 2023 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil conta com cerca de 18 mil usinas fotovoltaicas em operação, com uma potência total outorgada de aproximadamente 9,63 GW, distribuídas por 17 estados.
O Rio Grande do Sul, com 3,03 GW, é o quarto estado com maior capacidade operacional do país, ficando atrás de Minas Gerais (8,07 GW), São Paulo (4,82 GW) e Bahia (3,32 GW), conforme a Aneel.
A Operação Becquerel, cujo título remete ao físico descobridor da energia fotovoltaica, acontecerá em todo o Rio Grande do Sul, mobilizando todos os agentes fiscais das 44 inspetorias do CREA-RS.
