Notícia

4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes


Abertura do encontro . Créditos: Arquivo CREA-RS

“A revisão de normativos que representam aspirações de todo o sistema profissional, empresas e toda a sociedade”. Este foi um dos pontos ressaltados pelo presidente do Confea, eng. civil José Tadeu, na abertura da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (25/7). O início das atividades foi marcado ainda pelo lançamento da segunda edição, revista e atualizada do “Legitimidade da propriedade rural - a engenharia na legislaçãoa e legitimação da propriedade rural e na garantia de investimentos rurais” (KCM Editora), do  engenheiro agrimensor Carlos Roberto Michelini.
Palestra do engenheiro agrimensor Carlos Roberto Michelini sobre seu livro
Presidente da Associação Rondonopolitana de Engenheiros e Arquitetos e especialista em Gestão Empresarial e Consultoria de Agronegócios com mais de 30 anos de experiência, Carlos Roberto explanou detalhes sobre declarações contábeis de propriedades rurais, além de aspectos históricos fundiários, como a lei 601/1850 (“Lei das Terras”), que “legitimou as pessoas que tinham produtividade”. Ressaltando a importância da engenharia para os agronegócios, “o que a parte técnica interfere neste trabalho”, ele apresentou ainda, “como orientação ao produtor rural e alguns alunos e jovens profissionais”,  um capítulo dedicado às escrituras, destacando a necessidade dos registros. A obra trata ainda das leis de averbação e de outros aspectos jurídicos, além de aspectos ambientais. “É um manual de consulta nas questões de legitimidade e regulações da área fundiária. Não é um debate aprofundado”.
A mesa de abertura da reunião do Colégio de Presidentes contou com o presidente do Confea e a ainda com o eng. civil Jary Carvalho e Castro, coordenador Interino do Colégio de Presidentes e presidente do Crea Mato Grosso do Sul; pelo eng. civil Juarez Silveira Samaniego, presidente do Crea do Mato Grosso; engenheiro eletricista Marcos Vinicius, conselheiro federal, representante do Estado do Mato Grosso; técnico industrial e engenheiro mecânico Ricardo Nascimento, Presidente da Contae e coordenador do Colégio de Entidades e pelo arquiteto José Welington Costa, diretor presidente da Mútua. ARTs  e harmonização com o CAU foram outros temas levantados pelo presidente José Tadeu em sua primeira intervenção. Após a palestra de Carlos Roberto Michelini, o presidente José Tadeu apresentou os informes de sua atuação no último bimestre. Entre as propostas a serem apresentadas no dia de hoje estão a homologação da Proposta-AD n. 040/2012, que deu nova composição aos GTs do Colégio de Presidentes, e ainda a definição da composição dos GTs Estrangeiros e Homogeneização.
 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: