CREA-RS na Construsul

Abertura contou com diversas entidades da área . Créditos: Arquivo CREA-RS

A construção civil acelera seu crescimento, em virtude de políticas permanentes que permitem a redução de juros e o maior acesso a financiamentos. Seguindo o ritmo do setor, as principais novidades, produtos e serviços estão expostos na Feira Construsul, que abriu seus portões aos visitantes no dia 1º de agosto e fica aberta até o próximo sábado (04/08). O evento marca o início da semana da construção, que reúne expositores de todos os setores da construção e de diversos estados brasileiros no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A expectativa da organização do evento é que possam ser gerados aproximadamente R$ 400 milhões em negócios.

O CREA-RS, como em anos anteriores, está presente com estande na Feira. Para o presidente do Conselho, Eng. Luiz Alcides Capoani, "a Construsul é uma importante oportunidade às empresas e profissionais da área tecnológica trazerem o que tem de inovação e novidades em termos de tecnologias na área da construção civil, além de ser um ponto de encontro para trocar de conhecimentos e experiências".

As atrações contemplam a todos os públicos. Desde os interessados em programas como o "Minha Casa, Minha Vida", dedicado a concretizar o sonho da casa própria, bem como aos setores que utilizam equipamentos destinados ao fortalecimento da infraestrutura pública que segue impulsionada por eventos como a Copa do Mundo no Brasil.
"A Construsul abrange toda a área da construção civil incluindo habitação, pavimento, canalização de esgoto ou infraestrutura urbana. Este encontro oferece um grande número de expositores que contemplam a todos os públicos. Com nossa moeda forte e juros baixos, inegavelmente estamos diante de um considerável acréscimo de rendimento para o setor", aponta o diretor da Sul Eventos, Luiz Inácio Sebenello.
A 15ª edição da Construsul é um condutor de emprego e renda importante para Porto Alegre, de acordo com o secretário municipal da Indústria e Comércio, Omar Ferri, que representou a Prefeitura de Porto Alegre. "Temos um carinho muito especial pelo setor que protagoniza a inclusão social, gerando postos de trabalho e rentabilidade", declarou Ferri.
O corte de juros, a redução da taxa para compra de materiais de construção e prorrogação de IPI reduzido estão retomando o otimismo no segmento. "Fico muito gratificado de participar deste evento que é uma das maiores feiras de construção do sul do Brasil e que tem inspirado construtores, empresários, expositores e profissionais de toda ordem nesse grande parque de expositores da construção civil", comemora o secretário de Estado das Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, que representou o Governo do Estado.
A solenidade de abertura contou com representantes de entidades como Prefeitura de Novo Hamburgo, Acomac-RS, Sinduscon-RS, Associação do Aço do RS, Abemec, Sindilojas Porto Alegre, Sinduscon São Leopoldo, Fecomércio-RS, Sinduscon Novo Hamburgo, Sindividros, Crea-RS, Sobratema, Secovi-RS, Ageflor, Sociedade de Engenharia do RS, Fenac - Novo Hamburgo entre outros.

Simultaneamente, serão realizadas diversas palestras e eventos, entre eles estão o seminário de tecnologia e inovação em sustentabilidade na construção civil realizado pelo Sinduscon-RS e a comemoração do 35º aniversário da Acomac Porto Alegre. Além disso, um pavilhão inteiro é dedicado ao segmento de máquinas com a ExpoMáquinas.
A Feira Construsul tem entrada gratuita e acontece no Centro de Eventos da Fiergs, das 14h às 21h. São esperados mais de 75 mil visitantes este ano. Uma das novidades apresentadas pela organização do evento esse ano será o credenciamento simultâneo que permitirá ao visitante o recebimento no local da credencial para ExpoAcabamento, evento que acontecerá no mês de outubro desse ano.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Construsul