Assembleia sedia Seminário sobre Mobilidade Urbana para a Copa

Eng. Capoani em sua exposição Crédito da foto: Marcos Eifler/AgALRS. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Teatro Dante Barone, do Legislativo gaúcho, sediou na manhã desta sexta-feira (17), o Seminário Mobilidade Urbana, que debateu as obras para a Copa do Mundo em Porto Alegre. O evento foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. A condução dos trabalhos foi feita pelo deputado federal Paulo Ferreira (PT/RS). Representando a Assembleia Legislativa, o presidente da Comissão de Assuntos Municipais, deputado Cassiá Carpes (PTB), saudou os participantes e projetou que a realização do maior evento de futebol do planeta no Brasil deixará um legado de desenvolvimento para o País. “O gaúcho não só gosta da dupla Gre-Nal, mas sim de esporte. Vamos receber aqui em Porto Alegre este evento mostrando toda a nossa hospitalidade e união. Muitas destas obras que debateremos aqui hoje terão uma continuidade para a Capital”, disse. “Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol se joga na alma”, citando o poema de Carlos Drummond, o ministro Valmir Campelo, do Tribunal de Contas da União, responsável por acompanhar o andamento de todas as obras da Copa do Mundo, afirmou viver este trabalho na alma e acompanhando várias declarações pessimistas com relação à preparação do País. “Foi criado um modelo de gestão para acompanhar e regular as obras da Copa, em parceria com os TCUs dos Estados, para assegurar a boa aplicação do dinheiro público. “Estamos fazendo um trabalho cujo foco é a transparência, levando em conta que estão sendo feitos 10 intervenções no Brasil que ultrapassam R$ 800 milhões”, afirmou.  Para ele, as obras com risco de ficarem prontas somente após o Mundial devem ser retiradas da matriz de responsabilidades do evento. Já o coordenador-geral do Comitê Gestor da Copa 2014 e secretário de Esporte e Lazer do RS, Kalil Sehbe, disse que o Estado tem trabalhado em conjunto com todas as esferas de poderes para a realização do evento e que as obras no Beira-Rio estão seguindo o cronograma e estará pronto para sediar os jogos de 2014, colocando ainda a Arena do Grêmio como o centro de treinamento oficial para as seleções que jogarem em Porto Alegre. “O governo está integrado à sociedade civil, aos poderes municipais e à União para tratar as obras de mobilidade urbana da Copa com a máxima lisura”, disse Sehbe, representando o governador Tarso Genro no evento. Em sua palestra, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, destacou a necessidade de planejamento para que este evento esportivo realmente deixe um legado para as cidades que sediarão o evento. Mostrou o desafio do Japão, que em um ano conseguiu se refazer do terremoto que sofreu em 2011, pois lá não tem impunidade. “Nós, profissionais do CREA-RS, entendemos que evento como este se faz com planejamento, projetos adequados e políticas públicas, porque não podemos mais perder tempo, pois temos tecnologia e profissionais competentes”, afirmou, deixando um questionamento como reflexão: "Qual é o legado que queremos deixar". Após a sua apresentação o presidente Capoani precisou se ausentar, colocando o Eng. Civil Ricardo Scavuzzo, integrante do GT da Copa 2014 do Confea, para acompanhar o evento. Também estiveram presentes no evento o deputado estadual Adão Villaverde (PT), o deputado federal Danrlei de Deus (PSD-RS), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Airto Ferronato (PSB). Participaram, ainda, o 2º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Ind. Mec. Ivo Germano Hoffmann, o 2º diretor financeiro, Artur Pereira Barreto; e o assessor Daniel Weindorfer.

Com informações da AgNotícias ALRS