Notícia

Visita ao Polo Naval de Rio Grande


Conselheiros visitam Polo Naval do Rio Grande. Créditos: Arquivo ARES

A Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho realizou reunião estendida, em Rio Grande, entre os dias 18 e 20 de junho, resultando na análise e julgamento de aproximadamente 80 processos. A programação incluiu encontro com os inspetores e agentes fiscais, ocasião em que  foram debatidos e definidos processos e ações de fiscalização referentes à área de Engenharia de Segurança do Trabalho, contando com uma  palestra sobre dosimetria de ruído aos profissionais da região ministrada pelo conselheiro Eng. Rogério Balbinot, também presidente da ARES.

Destaque também foi a visita técnica realizada ao Polo Naval de Rio Grande, onde a Câmara foi recepcionada pela  Coordenação de Comunicação e Responsabilidade Social da Petrobrás, Alan Bastos e pelo Eng. Seg. Trabalho Fabio Vieira, da ECOVIX. Inaugurado em outubro 2010, o Polo Naval de Rio Grande tem infraestrutura com capacidade para construir e reparar unidades marítimas para a indústria naval, e, em especial, do petróleo, tais como plataformas flutuantes de produção, perfuração e apoio. O Estaleiro Rio Grande - 1 (ERG 1) conta com um dique seco de grandes dimensões, estando entre os maiores do mundo e que permite a construção simultânea de duas plataformas ou navios petroleiros, local que conta com aproximadamente 12 mil trabalhadores, sendo em torno de 8 mil empregados da ECOVIX.

O estaleiro está equipado com com dois pórticos com capacidade  de içamento de 2 mil e de 600 toneladas. O Estaleiro Rio Grande 2 - ERG 2 é  pela Ecovix-Engevix, conta com três linhas de produção, sendo uma para jateamento e corte de perfis e outras duas para montagem de blocos. No processo destacam-se a utilização de máquina robótica para corte de chapas e o equipamento que possibilita virar os painéis para realizar a soldagem em ambos os lados. Iniciadas, em março 2011, estão em andamento as obras de construção e montagem dos oito Cascos replicantes destinados à exploração das áreas produtoras de petróleo, BMS-9 e BMS-11, localizadas no pré-sal da Bacia de Campos. Além de plataformas, Rio Grande também abrigará a construção de navios-sonda (Cassino, Curumin e Salinas). As atividades serão realizadas com previsão de conclusão para outubro
2017, com geração de 3,2 mil empregos diretos e atingir um índice de conteúdo local entre 55 e 60%.

Participaram dos trabalhos em Rio Grande os conselheiros Engenheiros de Segurança do Trabalho Nelson A. Burille (coordenador), Helécio Dutra de Almeida (coordenador-adjunto), Atenante Norman, Rogério Balbinot; o Eng. Civil e Mec. Alberto Stochero, representante de plenário e  2º vice-presidente do CREA-RS, além da  Eng. Seg. Trab. Juliana Ritt, analista de processos e da assistente administrativa Fernanda Costa.    
 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: