Notícia

Soea aprova Carta de Brasília e apresenta Gramado para 2013


Delegação gaúcha na Soea. Créditos: Arquivo CREA-RS

Brasília, capital do país e local que detém o poder político, foi palco da 69ª Semana da Engenharia e da Agronomia (Soea), entre os dias 19 e 23, reunindo mais de dois mil profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. Após uma semana de discussões e troca de experiências de diversas realidades em seus Estados e municípios de todo o Brasil, os profissionais aprovaram na sexta (23) a Carta de Brasília no encerramento da Soea, que contou com a participação intensiva da delegação gaúcha em todos os grupos de discussão.
No texto, estão destacadas a necessidade de atualização da legislação e a defesa intransigente da valorização dos que atuam nas profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Foram reafirmadas ainda as intenções dos participantes da 69ª Soea de somar esforços para a conscientização do universo profissional e mobilização de suas lideranças sobre os papéis a serem protagonizados pelos Engenheiros, Agrônomos, Geólogos, Geógrafos, Meteorologistas, Técnicos e Tecnólogos de todas as áreas, enquanto agentes de transformação social. O objetivo também é procurar maior interação com todos os segmentos representativos da sociedade brasileira visando alcançar padrões cada vez mais elevados de ética e sustentabilidade política, social, econômica e ambiental. É reafirmado ainda o compromisso de preparar as organizações integrantes do Sistema Confea/Crea para se posicionarem com relação às questões nacionais relevantes, como o Código Florestal, a infraestrutura e a mobilidade em todas as cidades brasileiras, as condições de infraestrutura portuária, aeroviária, ferroviária, de saneamento básico e de transporte público, o funcionamento das Agências Reguladoras e as exigências atuais da Aneel em relação às concessionárias do setor elétrico, as complexidades do licenciamento ambiental, a escassez de profissionais especializados e o trabalho no País de profissionais estrangeiros, a importação de pacotes tecnológicos e o aumento da produtividade agrícola e da competitividade industrial.
Em seu discurso, o presidente do Confea, Eng. Civil José Tadeu da Silva, agradeceu a participação de todos. “Este foi o ponto de partida para as grandes discussões que acontecerão até o Congresso dos Profissionais (8º CNP), em Gramado, em 2013. Cada um de nós deve manter o tema nas rodas de conversa com professores, colegas de trabalho, conselheiros, inspetores e representantes de entidades. Os presidentes de CREA devem procurar os parlamentares de seus Estados e buscar seu envolvimento em questões que dizem respeito à área tecnológica e que afetam toda a sociedade brasileira”, finalizou.
Mesmo encerrada a Soea, interessados podem participar dessa discussão por meio do sistema on-line de audiências públicas, disponível no site do Confea (www.confea.org.br), até esta sexta-feira (30.11). Este Sistema tem como objetivo colher manifestações de profissionais, estudantes e da sociedade em geral sobre projetos e legislações do Sistema Confea/Crea e Mútua, que afetam a vida do profissional e a segurança pública.
 

De Brasília para o Rio Grande do Sul

O presidente do CREA-DF, Eng. Civil Flávio Correia, passou a Bandeira da Soea ao Estado que sediará o evento no ano que vem. Nesse momento, a emoção tomou conta da delegação gaúcha, quando a bandeira da próxima Soea foi entregue ao presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, o próximo anfitrião, que terá a responsabilidade de organizar não só a 70ª Semana da Engenharia e da Agronomia, mas também o 8º Congresso Nacional de Profissionais (8º CNP). Eng. Capoani saudou os futuros participantes e enfatizou que "a 70ª SOEA e o 8º CNP irão deliberar nosso marco legal - com uma legislação aperfeiçoada, além de nortear as competências dos profissionais para o desenvolvimento tecnológico nacional, com o objetivo da valorização profissional e proteção à sociedade". A cobertura do evento pode ser conferida no site do CREA-RS (www.crea-rs.org.br)

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: