Código Florestal: Evento em Santa Maria aborda aplicação da Lei

Mais de 350 pessoas assistiram ao seminário. Créditos: Arquivo CREA-RS

Comprovando a preocupação com o tema, mais de 350 pessoas, entre profissionais e estudantes, lotaram a sala de eventos do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na tarde desta quinta-feira (29) para participar do Seminário O Código Florestal e a Propriedade Rural, promovido pelo CREA-RS, por iniciativa da Comissão Especial de Meio Ambiente e Câmara Especializada de Engenharia Florestal. Pessoas de outros estados do País também acompanharam o debate, que foi transmitido via web pela equipe de Tecnologia da Universidade. Foram abordados pelos palestrantes os principais tópicos e novidades do novo texto do Código Florestal, como o Cadastro Rural Ambiental (CAD) e o Programa de Regularização Ambiental. Também foram abordadas as possibilidades tecnológicas na área de georeferenciamento e como se dará a participação dos profissionais de Engenharia Florestal e da área Agronômica neste novo cenário.

Foram palestrantes os Engenheiros Florestais Luiz Ernesto Elesbão (coord. Curso da modalidade na UFSM e da Câmara Especializada no CREA-RS), que falou sobre o "Código Florestal e a Propriedade Rural", destacando as principais alterações que a nova lei trará na prática das propriedades e no trabalho dos profissionais das áreas de agronomia e florestal; Roberto Ferron (diretor do Depto de Florestas Protegidas da Sema/RS), que destacou como funcionará o programa de Cadastro Ambiental Rural, que será obrigatório para todas as propriedades do País, e o Programa de Regularização Ambiental, também previsto no texto do Novo Código; Pedro Madruga (UFSM), que ministrou palestra sobre a "Utilização de imagens no CAD", criticando os prazos e a tecnologia que está prevista para cadastro dos imóveis rurais pelo Governo Federal, e apresentando tecnologias mais modernas de captação de imagens para fins de georeferenciamento; encerrando o evento com a palestra do também Eng. Florestal Ênio Giotto (UFSM), que apresentou o sistema CR Campeiro para Mapeamento do Cadastro Ambiental Rural, plataforma produzida e em testo pela Universidade.

Reitoria prestigia evento

Abriu o Seminário, o coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFSM e da Câmara Especializada da modalidade no CREA-RS, Eng. Flota. Luiz Ernesto Elesbão, que congratulou o Conselho pela realização do evento e a Universidade por recebê-lo, dizendo da importância em esclarecer aos profissionais o que se modificou com o novo Código Florestal. “Agora não há mais o que discutir, temos que saber o Código se dará na prática dos profissionais e este é o objetivo deste encontro”, destacou Elesbão.
Coordenador da Coema, o Eng. Flota. Jorge Silvano, que relembrou do primeiro evento realizado sobre o tema, em agosto, em Porto Alegre, dizendo que a partir disso foi levado ao presidente Eng. Luiz Alcides Capoani, a necessidade de estender o tema em reuniões regionalizadas. “Em março do ano que vem os proprietários e profissionais vão se deparar o Cadastro Ambiental Rural, muita gente acredita que isso não vai funcionar, mas nós, profissionais, temos que fazer a nossa parte e nos preparar.”
Para o professor Thomé Lovato, Diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM, agradeceu ao CREA-RS pela parceria, “para que possamos fazer a interação entre a academia, que pensa e pesquisa, e a fiscalização do exercício profissional, e darmos à sociedade a proteção que ela precisa e viver com saúde neste planeta.” Representando o presidente do CREA-RS, o diretor-administrativo, Eng. Flota Carlos Santos Silva, também destacou a interação cada vez maior entre o órgão e as universidades. “O CREA tem se preocupado em promover eventos como esse, visando integração universidade, estudantes e mercado de trabalho – onde estão os agentes de efetiva aplicação da legislação de proteção ao meio ambiente. No Código Florestal torna-se fundamental a participação dos profissionais do Sistema.”
Prestigiando o evento, o reitor da UFSM, Professor Eng. Civil Filipe Muller, relembrou outros evento realizados pelo Crea. “A universidade continua aberta para todas as demandas do Conselho e pretendemos estabelecer parcerias maiores”, reforçou. Citou ainda a importância da educação continuada no que citou o conselheiro Eng. Flota. Lauro Lemos, formado pela UFSM em 1969, dando parabéns pelo retorno a casa. Sobre o Código, destacando o esforço da Universidade em formar profissionais empenhados com o desenvolvimento sustentável. “Esse Código preenche a lacuna onde se deve atuar fortemente”. Destacou, ainda, as tecnologias de georefenciamento que proporcionar “que o trabalho seja eficiente e rápido”. “Muitas vezes temos dificuldade em visualizar com geomática nos ajuda com isso e a equipe de geomática da UFSM recebeu a premiação no Jovem Cientista da CNPQ”, informou dando parabéns aos quase 400 presentes “que atenderam ao chamado do Crea e da Universidade em se capacitar”.

Na foto, a partir da esq, mesa de abertura do evento.: Eng. Fltal Jorge Silvano (coord. da Coema), Eng. Fltal Luiz Alberto Carvalho Junior (Secretário de Proteção Ambiental de Santa Maria), Eng. Fltal Carlos Roberto Santos (2º Diretor-Adm. do CREA-RS), Eng. Civil Filipe Muller (reitor UFSM), Thome Lovato (Diretor do Centro de Ciências Rurais da UFSM),  Eng. Roberto Ferron (diretor do Depto de Florestas Protegidas da Sema/RS), Eng. Fltal Luiz Elesbão (coord. do curso de Eng. Florestal na UFSM e da Câmara Especializada no CREA-RS)

A cobertura completa das palestras, assim como o acesso às mesmas, estará disponível nesta segunda-feira.