Balanço Soea: o maior intercâmbio de informação da área tecnológica

Debates foram se deram em torno da legislação profissinal . Créditos: Arquivo CREA-RS

A 69ª Soea reuniu cerca de dois mil participantes vindos dos quatro cantos do país – além de cerca de seis mil participações virtuais - para discutir a reformulação das leis que regem o Sistema Confea/Crea e Mútua e se posicionar sobre os Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional, referentes à área tecnológica brasileira. Conscientes de que a Semana não é um fórum deliberativo, e sim consultivo, a maioria dos participantes apoiou a iniciativa de identificar, por meio da visão dos profissionais, as dificuldades causadas por uma legislação que não acompanhou o dinamismo das atividades geradas pelos avanços tecnológicos.
Tecnologia, interação entre profissionais, uniformização do Sistema, mudanças na legislação profissional, legislação específica para estudantes e recém-formados, equidade de gênero e raça no mercado de trabalho, recursos públicos, segurança jurídica, licenciamento ambiental, partilha de imóvel rural, leigos na construção civil, agronegócio, agropecuária, petróleo, contexto histórico da engenharia brasileira, projetos mecânicos, acessibilidade, código florestal, escassez de alimentos: intercâmbio de informações foi o que marcou a 69ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia.
É isso o que defendeu o presidente do Crea-AL, Roosevelt Cota, durante o evento. “A Semana, enquanto fórum consultivo, permitiu uma maior interação entre os profissionais. Fizemos aqui uma radiografia dos problemas e que será levada ao conhecimento dos participantes do 8º Congresso Nacional de Profissionais, que acontece em 2013”. Na opinião de Cota, o evento já é positivo ao reunir dois mil profissionais e estudantes da área tecnológica.
Para o coordenador da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), eng. agron. Juarez Morbini, o ponto alto da Soea foram as palestras que, segundo ele, agradaram muitos participantes. “Parabenizo os palestrantes que vieram abrilhantar o evento. Os estandes também fizeram muito sucesso como oportunidade de encontrarmos representantes dos Creas e discutirmos assuntos pertinentes ao Sistema. Além do Confea, parabenizo também o Crea-DF que abraçou a causa de realizar a 69ª em Brasília”, pontuou.
A palestra que mais chamou a atenção do representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Roraima Eliezer Campos foi a sobre licenciamento ambiental, ministrada por Frederico Bussinger, que abordou, entre outros assuntos, o Novo Código Florestal. “Achei a programação ótima, bem estruturada e atendeu aos objetivos”, completou.
O intercâmbio de informações entre os diferentes estados do país e a uniformização das ações do Sistema Confea/Crea foram destacados por Josilene Oliveira, participante da Semana pelo Crea-GO. “A Soea é uma oportunidade para interação entre os profissionais de cada estado para uniformizar as ações do Sistema. Dentro dos grupos de discussão das leis, percebemos que essa diversidade regional contribui para o debate”, afirmou.
Já o conselheiro regional do Crea-PI e tesoureiro do Sindicato dos Engenheiros do Piauí (Senge-PI), Moacyr Gayoso, opina que a programação da Semana de 2012 esteve “bastante” alinhada com a necessidade de mudanças na legislação. “Na verdade, é a primeira ação concreta que presencio no sentido de atualizar nossas leis”, disse.
O Fórum Equidade de Gênero e Raça contou com apresentações sobre experiências de empresas que obtiveram sucesso em adquirir o selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, da Presidência da República. A representante do Crea-RJ Catarina Luiza apresentou, durante o fórum, os meios pelos quais o regional fluminense adquiriu o selo. “Durante a 69ª Soea, tivemos a oportunidade de mostrar nossa experiência”, disse.
A novidade sobre a participação virtual, por meio das audiências públicas online, foi o que chamou a atenção da engenheira civil Grace Braga, do Crea-BA. “Achei válido trazer todas essas pessoas para Brasília para discutir. Também gostei da inovação de usarmos a internet para registrarmos a opinião de cada grupo de discussão sobre o que deve ser mudado na legislação”. Segundo ela, ao revisar as leis que dizem respeito ao ofício das atividades profissionais, a 69ª Soea provou que é possível valorizar os profissionais.
“Se a Semana deu certo?”, pergunta-se o conselheiro regional do Crea-RO Edson Mugrave Oliveira. “Deu muito certo. As discussões permitiram que tenhamos um panorama dos reflexos da legislação no dia a dia do profissional nas diferentes regiões do país. As informações trocadas entre os participantes serão multiplicadas em nossos estados de origem e isso ajudará a formar uma massa crítica sobre o que precisa ser feito”.
(Equipe da Comunicação do Confea)