Notícia

Comissão do CREA-RS prepara parecer técnico sobre tragédia na boate


Comissão de Especialistas em Segurança contra Incêndio irá preparar parecer técnico sobre boate de Santa Maria . Créditos: Arquivo CREA-RS

Foi formada pelo CREA-RS na noite desta segunda-feira (28) uma Comissão de Especialistas em Segurança contra Incêndio que deverá inspecionar nesta quinta-feira (31), na cidade de Santa Maria, a boate Kiss, palco da tragédia que matou mais de 200 jovens no último final de semana. A intenção é elaborar um parecer técnico sobre a edificação que possa apontar as causas do acidente que resultou no incêndio.  O resultado do trabalho será divulgado na segunda-feira, 4 de fevereiro, na Plenário do CREA-RS (Rua Guilherme Alves, 1010), às 14 horas. “Queremos na maior urgência dar uma resposta à sociedade”, afirmou o presidente do Eng. Capoani em entrevistas que concedeu aos principais veículos do RS e do país.
Eng. Capoani tem destacado também a importância de que sejam feitas legislações específicas de obrigatoriedade das inspeções e manutenções prediais em todos os municípios do Estado, bandeira que o Conselho carrega há alguns anos. “É triste confirmar, através de uma tragédia, que se tem razão na luta de tantos anos por legislações fortes que determinem a fiscalização e a prevenção de acidentes”, ressaltou, lembrando da tragédia de Capão da Canoa, com o desabamento de um prédio em 2009, que gerou a implementação de lei de obrigatoriedade de inspeção e manutenção predial no município. “Depois do fato, podemos sofrer juntos, nos solidarizarmos, mas podemos também - e cremos ser dever de todos - buscar a melhoria dos processos de prevenção e fiscalização de todos os setores”, enfatizou.
Compõe a comissão  os Engenheiros Civis: Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (coordenador), diretor do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastre; Carlos Wengrover (adjunto), coordenador do CB-24 RS; Capitão do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar Eduardo Estevam Camargo Rodrigues, conselheiro suplente da Ceest do CREA-RS; Telmo Bretano, professor da UFRGS-PUCRS; Marcelo Saldanha, conselheiro da Câmara Civil e presidente do Ibape-RS.
No último domingo (27), o presidente Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, acompanhado do conselheiro Eng. Civil Marcelo Saldanha, já esteve em Santa Maria reunido com os Inspetores da cidade, Eng. Química e Seg. Trab. Giovana Giehl (Chefe), Eng. Civil Elizabeth Moreira (Secretária) e Eng. Florestal Edilberto Quadros (Tesoureiro). No primeiro momento, foi prestar solidariedade aos familiares das vítimas e colocar o CREA-RS à disposição da sociedade de Santa Maria. Presente também a Santa Maria, o Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS, também ex-professor e ex-coordenador do Curso de Agronomia da UFSM, que lamentou a tragédia que envolveu alunos de diversos cursos da área tecnológica, solidarizando-se com familiares e estudantes.
 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: