Notícia

Comissão da Câmara Federal ouvirá o Crea sobre tragédia na Kiss


O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Eng. Luiz Alcides Capoani, falará nesta terça-feira (19) sobre a tragédia que matou 239 jovens na boate Kiss, em Santa Maria (RS), aos integrantes da comissão externa da Câmara criada para acompanhar as investigações sobre o incêndio.
O CREA-RS formou uma comissão de especialistas em segurança contra incêndio, que fez uma vistoria na boate Kiss e apresentou seu relatório sobre as causas do incêndio ocorrido em 27 de janeiro.
O relatório confirma as causas já apontadas pela imprensa: a combinação de espuma inflamável e tóxica com uso de fogos de artifício, falha nos extintores de incêndio, a dificuldade de evacuação, a deficiência na iluminação de emergência e a falta de um mecanismo para retirar a fumaça.
Em reunião prevista para começar às 9 horas, o deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), sub-relator da comissão externa, fará um relato da visita feita por ele e outros integrantes da comissão a Santa Maria na semana passada. Junto com representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Câmara Municipal de Santa Maria, os deputados conversaram com o prefeito da cidade, Cezar Schirmer, além de dirigentes dos bombeiros e da polícia civil local para avaliar o andamento das investigações.
Marchezan Junior adiantou que Santa Maria ainda não retomou seu clima de tranquilidade. Ele explica que os parlamentares encontraram o que chamou de “tensão” entre a prefeitura e a brigada (polícia) militar. “Cada um está tentando se defender e o objetivo da comissão não é, de maneira nenhuma, aumentar o estresse, aumentar a pressão, aumentar a angústia, mas aumentar a transparência e trazer um pouco de equidade de um órgão afastado, que é a Câmara federal, que não tem uma competência específica”, explicou.
O parlamentar acrescentou que, em sua opinião, a Câmara pode ser importante para as investigações. “Com serenidade pode contribuir tanto na elucidação disso, como também com uma estrutura jurídica de prevenção", argumentou. Marchezan disse também que é cedo para se chegar a conclusões definitivas. Ele, no entanto, lembrou que, pelo que já foi divulgado, o material usado para revestir o teto da casa noturna contribuiu muito para o elevado número de mortes.
Durante a reunião desta terça-feira, a Consultoria Legislativa da Câmara apresentará ainda uma análise da Legislação em vigor e das normas técnicas sobre a questão que está sendo tratada pela comissão. A reunião será realizada no Plenário 8.
Participação Popular
Enquanto a audiência acontece, os internautas também poderão participar de bate-papo promovido pelo portal e-Democracia.
(Agência Câmara Notícias)

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: