Notícia

8º CNP e 70ª Soea serão lançados oficialmente no dia 18 de abril


Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante a reunião do Colégio de Presidentes, o secretário da Comissão Organizadora da Soea (ConSoea), Renato Costa,  comunicou que  a cerimônia de lançamento oficial da 70ª Soea (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia) e do 8º CNP (Congresso Nacional de Profissionais) será no dia 18 de abril em Porto Alegre/Rio Grande do Sul.
Renato Costa e o assessor da presidência Edison Macedo ainda apresentaram o formato dos eventos com as atualizações até o momento. O tema do 8º CNP será “Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”.  Já a 70ª Soea, vai discutir “Legislação Aperfeiçoada: Valorização Profissional e Segurança à Sociedade”.
Macedo lembrou que o processo do CNP teve início na 69ª Soea onde os temas já foram debatidos com os profissionais e lideranças. Depois de apresentar o histórico do CNP, Edison Macedo reforçou que os “CNPs são processos e não eventos isolados”. Os eventos regionais, que são precursores, já começaram em alguns Creas e vão até junho. Já os congressos estaduais devem acontecer até julho para que na sequência haja a sistematização estadual e, posteriormente, a nacional. A primeira etapa do CNP será em Gramado, no mês de setembro.
Na segunda fase do Congresso, prevista para novembro em Brasília, as minutas de resolução devem ser concluídas e apresentados os anteprojetos de leis. Os temas serão desdobrados em eixos temáticos como formação profissional; exercício profissional; organização do Sistema; integração profissional e social; e inserção internacional; aperfeiçoamento das Normas; valorização profissional; fundamentação dos princípios éticos; e desenvolvimento sustentável. Os temas foram resultado de uma pesquisa da comissão organizadora dos eventos junto às lideranças.
Nos dias 4 e 5 de março acontecerá, em Gramado (RS), a 2ª reunião da ConSoea e CNP, em que será definido o calendário de reuniões dos congressos estaduais e regionais, além do número de delegados institucionais e convidados.
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: