Notícia

Comissão de Especialistas fará análise do Conduto Álvaro Chaves


Primeira reunião da Comissão de Especalistas, em 27 de fevereiro, marca início dos trabalhos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ocorreu, na manhã de quarta-feira (27), o primeiro encontro dos especialistas reunidos pelo CREA-RS para realizar o Parecer Técnico relativo ao Conduto Forçado Álvaro Chaves-Goethe, que, no dia 20 de janeiro, durante um temporal que atingiu Porto Alegre, teve sua estrutura abalada abrindo dois buracos no asfalto na rua Coronel Bordini, próximo à rua Marquês do Pombal. Na reunião foi definido o cronograma de trabalhos do grupo para buscar as causas do acidente, que consistirá de visita técnica ao local, prevista para esta sexta-feira, além de análise dos documentos relativos à construção do conduto, como projetos estruturais e arquitetônicos, diários de obras, e outras informações técnicas que virão no decorrer dos trabalhos. A expectativa é de que o Parecer esteja finalizado em aproximadamente 30 dias.

Compõe o grupo os Engenheiros Civis André Luiz Lopes da Silveira (coordenador), atual Diretor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH/UFRGS; Nanci Begnini Giugno (coord. adjunta), Mestre em Plan. Urbano e Regional, trabalhou na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (75 a 2012), diretora do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (2011 a 2012), presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), Conselheira Técnica do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), membro do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), integrante do Conselho Estadual de Saneamento do Rio Grande do Sul e consultora em saneamento ambiental e planejamento urbano e regional; Fábio Luís Alminhana, gerente do Depto de Engenharia de Edificações da Cientec (Fundação de Ciência e Tecnologia); Ronaldo Bastos Duarte, Ph.D e Consultor Técnico da Empresa Brasileira de Perícias e Avaliações; Emídio Marques Ferreira, ex-professor da PUCRS/Ufrgs/UPF, Consultor Técnico na área de solos e pavimentação e conselheiro do CREA-RS; Eurico Trindade Neves, ex-professor de hidráulica, mecânica dos fluídos e máquinas hidráulicas da UFRGS, ex-professor da PUCRS, diretor geral da Secretaria de Obras Públicas do Estado e ex-secretário (1953-1954) e engenheiro projetista (1943 a 1953); e Rogério Dornelles Maestri, Mestre em Recursos Hídricos, prof. Adjunto da UFRGS. Também acompanharão os trabalhos, o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, e o vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias.
 

Ocorreu na sexta-feira a visita técnica de membros da Comissão Especial do CREA-RS ao Conduto Forçado Álvaro Chaves - Goethe, na localização da Av. Benjamin Constant, próxima a esquina da Rua Marques do Pombal, no Bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Participaram o vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias, e os engenheiros Fábio Luís Alminhana, gerente do Depto de Engenharia de Edificações da Cientec (Fundação de Ciência e Tecnologia), e Rogério Dornelles Maestri, Mestre em Recursos Hídricos, prof. Adjunto da UFRGS, ambos representantes da Comissão. Os engenheiros forma acompanhados por profissionais do DEP e tiveram que descer cerca de seis metros abaixo do solo para alcançar as galerias.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: