V Seminário de Segurança Contra Incêndios e Atendimento a Desastres

O V Seminário de Segurança contra Incêndios e Atendimento a Desastres tem por objetivo propiciar um ambiente favorável à integração entre bombeiros, agentes públicos estaduais e municipais, agentes de defesa civil, pesquisadores, acadêmicos e profissionais envolvidos nas atividades de segurança contra incêndio e pânico, bem como na resposta aos desastres naturais ou antropogênicos. O evento oferece palestras de alto nível técnico e científico, gerando assim  uma oportunidade qualificada para a discussão, o aprimoramento e a troca de experiências e de informações em benefício da sociedade e da modernização da segurança contra incêndio. Este evento é organizado pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Programa do Pós-Graduação de Engenharia Civil, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) - Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, Associação Sul Rio-Grandense de Engenharia de Segurança/ARES, Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, contando ainda com o apoio da ALRS, Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária e Sinduscon-RS.

27 de março – Das 13h30 às 21h30
Novo local de realização: Hotel Embaixador (Rua Jerônimo Coelho, 354 - Centro - Porto Alegre/RS)

As inscrições estão encerradas.

14 horas - Cerimônia de abertura

15h10 - A importância e as perspectivas de modernização da legislação de segurança contra incêndio e pânico no Estado do Rio Grande do Sul
Tenente Coronel Adriano Krukoski Ferreira (Rio Grande do Sul - Brasil) - Engenheiro Civil, Comandante do 1º Comando Regional de Bombeiros da Brigada Militar/RS. Coordenador da Comissão do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar para a modernização da legislação de segurança contra incêndio do RS.

16h10 - Psicologia dos Desastres: O estudo da adaptação psicossocial diante da perda e adversidade extrema (Disaster Psychology: The Study of Psychosocial Adaptation in the Face of Extreme Adversity and Loss )
Psicólogo PhD Gilbert Reyes (Estados Unidos) - Consultor do Terrorism and Disaster Center na Child Traumatic Stress Network,  membro da Divisão de Psicologia do Trauma do Comitê de Resposta a Desastres da Associação Americana de Psicologia e editor do Handbook of International Disaster Psychology. Participou no atendimento às vítimas do incêndio e desabamento das Torres do World Trade Center.

18 horas - A classificação de reação ao fogo dos materiais de revestimento e isolamento aplicados nas edificações
Engenheiro Civil Dr. Carlos Alberto Pina dos Santos (Portugal) - Investigador Principal do Núcleo de Revestimentos e Isolamentos do Departamento de Edifícios do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal e Chefe do Laboratório de Ensaios de Reação ao Fogo dos Materiais de Construção.

19h30 - A  investigação de incêndio como contribuição ao aprimoramento técnico e científico da segurança contra incêndio
Tenente Coronel George Cajaty Barbosa Braga (Distrito Federal - Brasil) -  Doutor em física e pesquisador em prevenção, combate e investigação de incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do  Distrito Federal. Pós-doutor em tecnologia de combate a incêndio pelo National Institute of Standards and Technology - NIST (EUA).

Mais informações pelo endereço eletrônico www.crea-rs.org.br ou www.ufrgs.br