CREA-RS deflagra início dos eventos preparatórios ao CNP

Primeira reunião com representantes das 43 Inspetorias para dar início à organização dos Distritais. Créditos: Arquivo CREA-RS

A cada três anos, é realizado o Congresso Nacional de Profissionais – CNP, posteriormente à realização dos Congressos Estaduais de Profissionais – CEPs e dos Congressos Distritais - CDs, realizados por todos os CREAs da Federação.
Além do 12º Congresso Estadual de Profissionais e do 8º CNP, o CREA-RS inicia a organização dos Congressos Distritais, que são os encontros preparatórios nas 43 Inspetorias sediadas pelo interior do Rio Grande do Sul. Esta proposta, que consiste na realização da Etapa Distrital, possibilita uma maior participação dos profissionais e estudantes, na discussão dos marcos legais das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. O resultado das discussões e propostas de todos os Distritais será apresentado na Etapa Estadual. Todas as propostas aprovadas em nível nacional serão levadas à votação na Etapa Nacional.
Nesta sexta-feira (22), a Comissão Organizadora Estadual reuniu os 43 coordenadores distritais, representantes das Inspetorias, para dar início aos trabalhos de organização dos eventos que irão ocorrer nos dias 27 de abril e 04 de maio, conforme cronograma. Além da Comissão Organizadora formada pelo Eng. Civil Jefferson Freitas Lopes, coordenador; Eng. Agr. Artur Pereira Barreto, adjunto; e Eng. Agr. Bernardo Palma, Coordenador das Inspetorias; prestigiaram esta reunião os 1º e 2º vice-presidentes do CREA-RS, Eng. Mec. E Seg. Trab. Paulo Deni Farias e Eng. Civil e Mec. Alberto Stochero, respectivamente.

Etapa Distrital
Nos dias 27 de abril e 04 de maio as Inspetorias Regionais do CREA-RS, em parceria com as entidades de classe, promovem os Congressos Distritais, que visam afirmar o papel dos profissionais da área da engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia, técnicos de nível médio, entre outras, no desenvolvimento nacional e propiciar maior integração do Sistema Confea/Creas e Mútua.
O Distritais irão eleger até oito delegados por Inspetoria para estarem representados no plenário do Congresso Estadual de Profissionais. Em 43 encontros, os representantes distritais poderão eleger até 344 delegados para participarem da etapa estadual. Cada congresso distrital elegerá até oito delegados estaduais - desse grupo, dois integrantes deverão ser conselheiros (titular ou suplente), inspetores ou diretores da Mútua-RS. As outras seis vagas são de concorrência dos demais profissionais participantes, nas suas respectivas modalidades profissionais. Os oito eleitos irão representar as modalidades das Câmaras Especializadas do Conselho (Agronomia, Civil, Elétrica, Florestal, Industrial, Química, Segurança do Trabalho e Geologia e Engenharia de Minas).
A participação nos congressos e a candidatura para delegado são abertas e gratuitas, basta que o profissional esteja em dia com sua anuidade perante o Conselho.
Agenda Congressos Distritais no Rio Grande do Sul. Participe! (em breve)

Etapa Estadual
Em sua 12ª edição, o Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Sul acontece em 29 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado. Deste encontro, serão aprovadas as propostas que comporão a pauta do Congresso Nacional de Profissionais, que acontece em Gramado/RS, concomitante à 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, de 09 a 14 de setembro. Essas propostas estaduais serão votadas pelos delegados eleitos na etapa distrital. Demais profissionais podem presenciar o debate, desde que estejam em dia com a anuidade junto ao Conselho.
12º Congresso Estadual de Profissionais - Porto Alegre/RS – 29 de junho de 2013 – 1ª etapa

Etapa Nacional
O 8º Congresso Nacional de Profissionais acontece em setembro, em Gramado/RS, durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, sob o tema Marco Legal – Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional, que irá abordar os seguintes eixos temáticos: Formação Profissional, Exercício Profissional, Organização do Sistema, Integração Profissional e Social, Inserção Internacional, Aperfeiçoamento das Normas Aplicáveis, Busca Permanente da Valorização Profissional, Conduta Ética dos Profissionais e Contribuições ao Desenvolvimento Sustentável.
8º Congresso Nacional de Profissionais
Gramado/RS – De 11 a 14 de setembro de 2013 - 1ª Etapa