Comunicado de falecimento do Eng. Florestal Leonel Freitas Menezes

É com pesar que a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) informa o falecimento, na noite de sábado (23), de seu presidente, Eng. Ftal Leonel Freitas Menezes. Menezes, natural de Cacequi, formado pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre em Engenharia de Produção. Diretor da empresa IBE - International Business In Eucalyptus, foi eleito presidente da Ageflor para a gestão de 2010/2011 e reeleito para a gestão 2012/2013. Também foi vice-presidente da Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais (AGEF) e secretário da ONG Amigos da Floresta, pela qual foi indicado conselheiro no Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) e atuou para a definição técnica do Zoneamento Ambiental para a atividade de Silvicultura. Atuou, ainda, como conselheiro do CREA-RS, na Câmara Especializada de Engenharia Florestal.
Em sua gestão, o presidente da Ageflor defendeu a redução da burocracia no setor de silvicultura, simplificando o processo de licenciamento, visto que o Rio Grande do Sul é único estado brasileiro a exigir licenciamento ambiental para a silvicultura enquanto os demais trabalham com estudo e relatório de impacto ambiental e situam a atividade como uma modalidade agrícola, coordenada pela Secretaria de Agricultura, e não pela de Meio Ambiente.
Em 2012, em Vitória no Espírito Santo, Menezes foi vencedor em eleição aberta do Troféu Madeira 2012 do Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, na categoria Líder da Nova Geração. A escolha dos premiados envolveu votação pela Internet, a partir de uma lista de finalistas selecionados pelo Conselho Empresarial & Científico do Madeira 2012.
Fonte e foto: Ageflor