Notícia

8º CNP terá 392 delegados estaduais com direito a voto


Assessor do 8º CNP, eng. eletric. Edison Macedo. Créditos: Arquivo CREA-RS

Assessor do 8º CNP, eng. eletric. Edison Macedo.Na reunião desta segunda-feira (25) com os Coordenadores Regionais (CORs) para o 8º CNP (Congresso Nacional de Profissionais), o assessor do Congresso, eng. eletric. Edison Macedo, informou que serão 392 delegados estaduais, representando 1 milhão de profissionais. "No congresso anterior, em 2010, eram 288 delegados para cerca de 700 mil profissionais", destacou Macedo. O CNP, que está marcado para setembro, terá como tema “Marco Legal: competência profissional para o desenvolvimento nacional”.
De acordo com a Resolução 1013/05, que regula o CNP e a Soea (Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia), todos os participantes têm direito a voz, mas somente os delegados institucionais e estaduais têm direito a voto. A resolução define ainda que os presidentes do Confea, dos Creas e das entidades nacionais, os conselheiros federais, os coordenadores nacionais de câmaras especializadas dos Creas e o diretor-presidente da Mútua são participantes natos, na condição de delegados institucionais. Já os delegados estaduais são eleitos nos congressos estaduais de profissionais, observadas as diretrizes aprovadas pelo Plenário do Confea.
O coordenador da Cais (Comissão de Articulação Institucional do Sistema), eng. civ. Marcelo Morais, e o integrante da comissão e vice-presidente do Confea, eng. mec. Julio Fialkoski, apoiaram o pedido dos coordenadores estaduais para que também se tornem delegados natos. A proposta está sendo elaborada para, em seguida, ser encaminhada ao Plenário.
A primeira fase do CNP será em Gramado (RS), de 12 a 14 de setembro. Já a segunda etapa está marcada para acontecer de 11 a 13 de novembro, em Brasília (DF).
 

Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional

Consolidação 69° SOEA

(Equipe de Comunicação do Confea)

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: