Congressos Distritais: início do debate do Marco Legal do Sistema

Nos dias 27 de abril e 04 de maio os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS) terão a oportunidade de se reunir para discutir ações e rumos para suas profissões. Em parceria com entidades de classe, o Conselho realiza nestas datas, nas 43 Inspetorias Regionais, os Congressos Distritais 2013, que terão como tema central "Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional". Os encontros objetivam discutir e propor políticas, estratégias, planos e programas de atuação, bem como afirmar o papel dos profissionais da área da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia no desenvolvimento nacional e propiciar maior integração do Sistema Confea/Creas.
Nos Congressos Distritais os profissionais elegerão delegados e aprovarão propostas que serão apresentadas no Congresso Estadual de Profissionais, ou CEP. Em 43 encontros, os representantes distritais elegerão 344 delegados para participarem da etapa estadual. Cada congresso distrital elegerá até oito delegados estaduais - desse grupo, dois integrantes deverão ser conselheiros (titular ou suplente), inspetores ou diretores da Mútua-RS. As outras seis vagas são de concorrência dos demais profissionais participantes, nas suas respectivas modalidades profissionais. Os oito eleitos irão representar as modalidades das Câmaras Especializadas do Conselho (Agronomia, Civil, Elétrica, Florestal, Industrial, Química, Segurança do Trabalho e Geologia e Engenharia de Minas).
A participação nos congressos e a candidatura para delegado são abertas e gratuitas, basta que o profissional esteja em dia com sua anuidade perante o CREA. Além dos oito delegados estaduais, dois estudantes (um titular e um suplente) serão eleitos para participarem das discussões estaduais.
Cronograma:
Dia 27 de abril:
Inspetorias de Bento Gonçalves, Cachoeirinha/Gravataí, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Esteio, Guaíba, Lajeado, Montenegro, Rio Grande, Santa Maria, Santiago, Santo Ângelo, Santa Rosa, São Borja, São Gabriel, Torres, Uruguaiana e Viamão.
Dia 04 de maio: Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Carazinho, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Ibirubá, Ijuí, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Taquara, Tramandaí, Três Passos e Vacaria.
Confira os locais ondem acontecerão as reuniões.

Confira o Regimento Interno dos Congressos Distritais

Confira o Regimento do Congresso Estadual