Notícia

GT Rio+20 promove reuniões regionais


Integrantes do GT Rio + 20. Créditos: Arquivo CREA-RS

As ações do Grupo de Trabalho Rio+20 do Sistema Confea/Crea continuam em 2013. Reuniões regionais estão programadas para acontecer já neste semestre, quando representantes e profissionais do Sistema poderão sugerir mecanismos para implementar os dez temas e dez propostas homologadas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. “Vamos promover reuniões nas cinco regiões brasileiras. A proposta é colher contribuições, além de exemplos de implementação de ações, que estejam relacionados aos temas de sustentabilidade aprovados na Rio+20”, explica o coordenador do GT e conselheiro federal suplente, eng. agr. Ibá dos Santos Silva.
A primeira reunião ocorreu nos dias 25 e 26 de março, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. De acordo com o coordenador, o grupo se reuniu com os profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema da Região Sudeste, com o objetivo de delinear entendimentos referentes aos mecanismos de implementação para os temas e propostas aprovados durante a Conferência. Para isso, o evento contou com palestras com o tema desenvolvimento sustentável, como “Programa Brasil+20”, ministrada por representante do Ministério do Meio Ambiente.
 

De acordo com o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia e conselheiro do CREA-RS, Eng. Agr. Juarez Morbini Lopes, a finalidade do GT é coletar subsídios para formação de um documento nacional visando à solução de problemas das três temáticas, que são aspectos ambientais, sociais e econômicos. As reuniões ocorrerão cinco regiões do Brasil. A próxima será sediada em Porto Alegre na próxima semana, nos dias 11 e 12 de abril. “Nessas reuniões de trabalho é quando serão apresentados os aspectos regionais e a coleta de informações sobre os problemas de cada uma das regiões. Aqui no RS programamos duas visitas técnicas, uma ao Pólo Eólico de Osório e outra Estação de Tratamento de Esgotos Serraria, e também teremos duas ou três palestras sobre bacias hidrográficas e recuperação de áreas degradadas”, explica o engenheiro. De acordo com ele, além dos integrantes do GT serão convidados órgãos ambientais, como a Fepam, Sema, Smam, representantes de Universidades e técnicos do sistema.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: