3º Encac termina com análise de relatórios de gestão

O encerramento do 3º Encontro Nacional de Integração dos Contadores, Auditores e Controladores do Sistema Confea/Crea e Mútua, nesta quarta-feira (10/4), foi marcado pela análise de dois relatórios de gestão. A controladora Renata Ferreira (Crea-MG) e a contadora Roseli Santim (Crea-PR) apresentaram os relatórios das gestões de seus Conselhos em 2012, que foram em seguida analisados pelos participantes e pelo gerente da controladoria do Confea, Fernando Nascimento. Este se baseou nas propostas de conteúdo apresentadas pelo auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União, Geovani Ferreira de Oliveira, na tarde do segundo dia do Encac. “Uma parte que eu não vi foi a de gestão de pessoas, da mão de obra e custos relacionados, principalmente a terceirizados”, comentou o gerente do Confea ao final da explanação do Crea-PR. “Outra coisa que senti falta nos dois relatórios são de indicadores de onde, a partir deles, é possível saber se os Creas foram eficientes em suas atividades fins. Tenho certeza de que a atividade que será objeto de análise prioritária do Tribunal será a atividade-fim. E eu não percebi isto nos relatórios dos dois Creas”, disse.
Ao final, Fernando Nascimento comentou, ainda, que tem a impressão de que os controladores do Sistema Confea/Crea e Mútua estão encontrando o caminho. “Foram necessários três anos para mudar a visão da gestão e do controle. A gente espera que vocês sejam disseminadores disso nos Regionais”. Após uma breve palestra do assessor de auditoria interna da Mútua, Vinicius Reisen Casotti, sobre gestão de riscos e controle, os coordenadores das comissões de Ética e Exercício Profissional, Marcos Vinicius Santiago, e da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, Gustavo Braz, se uniram a Fernando para entregar os certificados de participação do treinamento.
Pela manhã, os participantes do 3º Encac se dividiram em duas equipes para a realização de atividades de grupo. No 4º andar, auditores e controladores discutiram a minuta do Manual e do Guia Prático de Controle Interno com os membros da comissão de elaboração do Manual. No plenário, o grupo dos controladores estudava a implantação da
Nova Contabilidade Pública no exercício de 2012, com a orientação de representantes da empresa Implanta.

Participaram pelo CREA-RS,  a Administradora Denise Russo, o Contador Valdemar Stieh, e Marcus Ferron