Redução de IPI favorece uso de benefício da Mútua

A fim de dar continuidade ao estímulo do mercado interno, o Governo Federal decidiu prorrogar as atuais alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões até 31 de dezembro de 2013. O tributo sobre veículos subiria a partir do dia primeiro de abril. Essa é uma boa notícia para quem precisa adquirir um veículo novo.
Com a extensão da medida, o benefício “Aquisição de Veículo”, desenvolvido pela Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, pode favorecer ainda mais os associados à entidade, já que a ela financia a compra de veículos para profissionais que necessitam se deslocar. Para este benefício, a taxa de juros aplicada é uma das mais baixas do mercado: 0,5% ao mês, mais a média do INPC. As parcelas são inferiores a 30% da renda líquida familiar.
Para carros flex 1.0 a 2.0, a alíquota do IPI permanece em 7%. Já para carros movidos à gasolina, o valor do imposto se mantém em 8%. O IPI original desse segmento é de 11% e 13%, respectivamente. Veículos comerciais leves continuarão a ter o IPI reduzido a 2%. Antes, o valor praticado estava em 8%. Automóveis acima de 2.000 cilindradas não sofrem alteração e, para caminhões, o imposto continua zero.
Quem somos
A Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas - é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais. Conheça mais em www.mutua.com.br.