GT Rio + 20 realiza visitas técnicas no RS

GT Rio + 20 no Parque Eólico de Osório . Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante o 2º Encontro Preparatório da Região Sul, realizado no CREA-RS, nos dias 11 e 12 de abril, o GT Rio + 20 visitou o Parque Eólico de Osório na manhã do dia 11 de abril, sendo recebidos pelo superintendente técnico da Enerfin, Eng. Eletricista José Fernando Fagundes, que mostrou em detalhes as vantagens de um empreendimento eólico. Formado em março de 2012, o GT, integrado pelos Engenheiros Ibá dos Santos Silva, Efraim Geraldo, José Carlos Figueiredo, Cleudson Campos de Anchieta e Juarez Lopez Morbini, coordenador da Câmara de Agronomia do RS, continua com suas ações que objetivam coletar subsídios para a elaboração de um documento nacional com propostas para a solução de problemas nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, pois o grupo de trabalho entende que as soluções virão da engenharia. As prospostas devem estar relacionados aos temas de sustentabilidade aprovados na Rio+20. Clique aqui para conhecer os temas e as propostas homologadas na Conferência.

“A ideia é receber as contribuições de profissionais, empresas, entidades para a elaboração de um documento que o Confea entregará ao Ministério do Meio Ambiente. Precisamos criar um diálogo entre diversas áreas no sentido de construir a cultura de sustentabilidade”, ressaltou o Eng. Agrônomo Ibá dos Santos Silva, coordenador do GT, durante visita aos Parques Eólicos de Osório, no litoral gaúcho, o primeiro a receber o licenciamento ambiental pelos órgãos estaduais e pioneiro no desenvolvimento de métodos de avaliação do impacto ambiental, além de ter sido o primeiro a ser conectada a rede básica de energia, a subestação de Osório 2.

Integrantes do GT Rio + 20 representantes do Sistema Confea/Crea

Escutando o vento – Os Parques Eólicos de Osório  formam o maior complexo gerador de energia a partir do vento da América Latina. Com 75 aerogeradores e 150 megawatts de energia instalada, o vento é transformado em energia por meio das turbinas eólicas, também conhecidas como aerogeradores ou cataventos. As turbinas eólicas de Osório são dotadas de um sistema que orienta o rotor na direção do vento. As pás que medem 41 metros são instaladas em torres de concreto de 108 metros e são reguladas automaticamente sua inclinação para otimizar a incidência do vento. Foram desenvolvidas com mesma tecnologia da indústria aeronáutica. O complexo é controlado pelo grupo espanhol Elecnor.
Os integrantes aproveitaram a ocasião para convidar os representantes da empresa para participarem da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que se realizará de 09 a 14 de setembro, em Gramado (RS).
Na parte da tarde, o GT visitou uma Estação de Tratamento de Esgotos de Serraria. Essas ações fizeram parte do 2º Fórum de Desenvolvimento Sustentável Soea, que continua com palestras no dia de hoje.

Reunião com o gerente técnico do empreendimento, Eng. Eletricista José Fernando Fagundes

Palestras Técnicas -  O presidente Eng. Capoani abriu o segundo dia do encontro do GT Rio + 20, que está reunido em Porto Alegre em debate sobre sustentabilidade, que ocorrerão em todas as regiões do País, visando a produção de documento com sugestões de mecanismos para implementar os dez temas e dez propostas homologadas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. O presidente destacou ser este um tema de grande responsabilidade para os profissionais do Sistema Confea/Crea. "Quando nos formamos ainda não havia essa preocupação tão grande com a sustentabilidade e hoje temos que agir e evoluir nossas discussões em todas as esferas do Sistema para garantir o futuro das próximas gerações", afirmou, dizendo ainda da honra em receber o GT no CREA-RS.

Após a programação seguiu com apresentações do Eng. Florestal Luiz Elesbão Grilo, sobre degradação das áreas degradas no RS, onde apresentou em especial o processo de desertificação por que passam regiões do Pampa Gaúcho, em locais como Alegrete e redondezas; e do Eng. Agr. Ivo Mello, que abordou as bacias hidrográficas e a outorga da água no Estado.

Contribuições online- Pela internet, profissionais também podem dar suas sugestões de mecanismos para implementação dos temas e propostas abordados na Rio+20. A partir de um sistema eletrônico, o profissional pode escolher um dos dez temas relacionados e sugerir contribuições que deverão atender aos seguintes critérios de sustentabilidade: promover o desenvolvimento econômico; propiciar a inclusão social; e garantir a proteção ambiental. As sugestões serão analisadas e avaliadas pelo GT Rio+20, para posterior publicação, com a garantia da autoria da proposta. Acesse o site do Confea e faça sua contribuição. Para mais informações, envie e-mail para desenvolvimentosustentavel@confea.org.br