Notícia

Delegação gaúcha presente no Encontro de Lideranças que ocorreu em Brasília


Representantes do CREA-RS no evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 12 e 14 de fevereiro ocorreu em Brasília o Encontro de Lideranças do Sistema Confea/Crea, reunindo cerca de 800 pessoas. Foram três dias intensos de muitas reuniões e palestras com temas relevantes e atuais do país para os profissionais do Sistema Confea/Crea, que reconhecem a importância da representatividade de suas atividades para a sociedade brasileira.

Além disso, foi uma oportunidade para que as lideranças trocassem experiências entre todos os Creas do país, com todas as suas diferenças regionais, mas com a necessária padronização de procedimentos.

Atribuição e fiscalização do exercício profissional estiveram entre o centro de discussão, pois ocorreram não só as reuniões de Câmara, mas também de todas as comissões, elegendo os novos coordenadores para 2020. Todas as modalidades estiveram representadas no encontro do maior Conselho profissional.

Vice-presidentes do CREA-RS e o presidente do Confea, Eng. Joel KrügerLiderada pelo 1º vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, Eng. Agrônomo Paulo Rigatto, acompanhado do 2º vice-presidente, Eng. Civil Francisco Bragança, além dos coordenadores das Câmaras Especializadas do Conselho gaúcho, e ex-presidentes, a delegação gaúcha participou de todas as discussões em prol da melhoria do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Eng. Agr. Denize Leite Frandoloso, coordenadora da Agronomia do CREA-RSEm pauta também o ano eleitoral, quando em julho ocorrerão as eleições para presidente do Confea e dos Creas, diretores da Mútua e conselheiro federal, modalidade Agronomia.

Eng. Mec. Marcos Antonio Kercher, coordenador das InspetoriasEm sua primeira experiência à frente do Conselho, o Eng. Rigatto destacou a satisfação em participar de um evento tão significativo, juntamente com toda a delegação do CREA-RS. “Foram abordados diversos temas relevantes, dentre os quais destacaria os relacionados às novas regulamentações que vêm sendo apresentadas ao Sistema, que de forma ou outra exigirão adequações de todos nós”, avaliou.

Segurança do TrabalhoO eng. civil Francisco Bragança também considerou excelente evento. “Vamos levar as experiências de sucesso de outros Creas para o nosso. É um momento que o nosso Sistema precisa se manter unido”, apontou.

O Eng. de Segurança Eng. Seg. Trab. Luiz Henrique Rebouças dos Anjos, coordenador da Câmara de Eng. de Segurança do CREA-RS, afirmou que a reunião nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST), no 9º Encontro de Líderes em Brasília, contou, pela primeira vez, com a participação de um número expressivo de presidentes de CREAs: PB, MA, GO, PR, DF, RS, AM, "prestigiando a nossa reunião".

Pelo RS, o vice-presidente Eng. Francisco Bragança enfatizou a importância da integração das ações da CEEST-RS com as demais Câmaras especializadas no RS. Essa fala foi corroborada pelo coordenador da CEEST-RS, Eng. Luiz Henrique R. dos Anjos, que abordou as questões relacionadas ao atual processo de atualização e revisão das NR's, como uma das questões de maior relevância nesta gestão de 2020.
Coordenadora da Câmara de Agronomia, Eng. Agr. Denize Leite Frandoloso, considerou um excelente encontro. Durante a eleições para coordenador nacional das Câmaras de Agronomia, a engenheira se candidatou à coordenadoria adjunta, mas mesmo não conseguindo se eleger, considerou uma vitória. “Foram 14 a 11, o que eu considero uma vitória, levando em conta que é a minha primeira experiência", ressaltou.

Coordenador das Inspetorias do CREA-RS, o eng. mec. e seg. trab. Marcos Antonio Kerscher também falou sobre a sua primeira participação no Encontro de Líderes, no qual teve a possibilidade de participar de várias reuniões, tanto de Câmaras, Comissões e Colégio de Presidentes. "É claro que um dos temas principais foram as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua. Será um ano bem atípico e de grandes desafios em todas as regiões. Tivemos ótimas palestras, que apresentaram o que está programado para o Sistema daqui cinco, dez e até quinze anos, sempre com o objetivo de estar cada vez mais perto dos profissionais. Além disso, na ação parlamentar, ficou evidente a importância destas ações em todos os municípios, com o trabalho de todas as Inspetorias", avaliou.

Eng. Jorge Luiz Köche, coordenador do CDER-RS (à esq.), ao lado do ex-coordenador do CDER-BR, Danilo SerranoTambém convidado a participar, o eng. civ. Jorge Luiz Köche, coordenador estadual do CDER-RS, compartilhou um pouco da sua experiência ao participar da reunião do CDER-BR. "Foi muito proveitoso em relação aos nossos alinhamentos na expectativa de fortalecimento das entidades de classe. Dentro do Encontro de Líderes também tivemos ótimas notícias e esclarecimentos em relação às demandas das entidades. Na palestra do ministro do TCU, por exemplo, algumas questões ficaram mais claras, principalmente a respeito da participação das entidades dentro do sistema", salientou.

Reunião coordenadoria das Engenharias Química, com a participação do Eng. Francisco Bragança, vice-presidente do CREA-RSPara o eng. agrônomo Gustavo Lange, o Encontro de Líderes foi muito importante para o Sistema Confea/Crea. “Foi participativo e mobilizador para as nossas profissões”, ressaltou.

Já a ex-vice-presidente do CREA-RS, Eng. Alice Scholl, destacou a ação parlamentar, elogiando o desempenho da delegação em encontrar com os representantes gaúchos na Câmara Federal.

Reunião da Câmara de Geologia e Engenharia de MinasO coordenador da Câmara de Geologia e Engenharia de Minas, Geólogo Adelir Strider, também considerou produtivo o evento. “Foi uma das melhores participações dos profissionais da Geominas nos últimos tempos. Conseguimos definir bem os caminhos para 2020”, afirmou.

Geólogo Antonio Viero, coordenador da CEAP-RSEx-conselheiro federal pelo Rio Grande do Sul, o eng.  mec. e seg. trabalho Luciano Valério Lopes Soares entende que o 9º Encontro de Líderes aperfeiçoou a comunicação e o entendimento entre os pares. “Também promoveu uma aproximação mais contundente junto aos parlamentares e aos órgãos de controle no intuito de aprimoramento de conceitos e abrangência de políticas públicas vinculadas ao exercício da Engenharia”, explicou.

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: