Notícia

Plenária presencial aprova 26 processos e elege diretor financeiro da Mútua-RS


Créditos: Arquivo CREA-RS

Na sexta (11), o CREA-RS promoveu, presencialmente, a Sessão Plenária de nº 1.815, após 15 meses, seguindo as determinações da Comissão Eleitoral Federal sobre a eleição para novo diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea (Mútua-RS). O pleito foi adiado desde o ano passado devido à pandemia. Na ocasião, os conselheiros elegeram o Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Márcio Marun Gomes, que concorria com o Eng. Civil Luiz Felipe Tagliari Opitz para o cargo, e aprovaram 26 processos.

Parte da diretoria do CREA-RS presente na Plenária

O encontro aconteceu no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS. Na organização, todos os protocolos de segurança foram tomados, como distanciamento, número de urnas para votação, higienização de cabines, distribuição dos integrantes da Comissão Eleitoral Regional para acompanhar as três urnas, uso de máscara obrigatório durante todo o evento e uso de álcool gel.

Dando início à sessão, a presidente do Conselho gaúcho, Eng. Ambiental Nanci Walter, agradeceu pela mobilização de todos, pela disponibilidade do teatro e ressaltou as tentativas de realizar a eleição de forma presencial, negadas pelo Confea. “É uma satisfação rever vocês com saúde. Desejo que logo possamos estar na fila da vacina, mas que continuemos nos cuidando mesmo após a vacinação para que logo retornemos às reuniões presenciais”, disse. 

Comissão Eleitoral e a presidente Nanci

Representando a Comissão Eleitoral, o Eng. Agr. Dulphe Pinheiro Machado Neto organizou a votação que foi realizada em três urnas diferentes, a fim de evitar aglomerações. A votação durou cerca de 15 minutos. Com 47 votos, o Eng. Civil e de Seg. Trab. Márcio Marun Gomes foi escolhido para o cargo de diretor financeiro da Mútua-RS.

Nova diretoria da Mútua, acompanhada da Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS

Em seu discurso anterior ao resultado, ele agradeceu à presidente e à diretoria pelo empenho no pleito. O diretor destacou sua formação como Eng. Civil pela PUCRS, com especialização em Segurança do Trabalho pela UFPEL, e sua atuação dentro do sistema como participante de comissões de inspetorias, membro, vice e presidente de entidade de classe, inspetor-chefe, representante de zonal, conselheiro, coordenador e coordenador-adjunto. Além disso, contou alguns de seus planos: “A Mútua tem que mostrar mais seus produtos pros associados, fazer parceria com as entidades de classe com menos burocratização e mais recursos para elas, estar presente no meio acadêmico, nas inspetorias. Ou seja, meu lema é Mútua-RS Mais: mais presente nas inspetorias, nas entidades de classe e para os profissionais”. 

Dando continuidade à Sessão Plenária, os conselheiros passaram à apreciação, discussão e votação dos Balancetes Orçamentários relativos ao mês de abril de 2021, apresentados pelo Eng. Agr. Paulo Rigatto. Rigatto destacou que a recuperação de anuidades atrasadas tem surtido efeito na arrecadação e que o Conselho segue de maneira saudável em termos de gestão. O documento foi aprovado por unanimidade.

Em seguida, o coordenador do CDER-RS, Eng. Civil Jorge Köche, anunciou a conclusão do processo da nova chamada pública para entidades de classe. “Uma chamada pública simplificada, ágil, para dar mais condições para que as entidades de classe possam se habilitar mesmo na pandemia”, explicou. O conselheiro Jorge destacou o trabalho em conjunto da diretoria do CREA-RS com o CDER-RS e deu mais detalhes: “Usaremos o portal das entidades dessa chamada pública para inclusão da documentação de forma autogerenciável, faremos o treinamento das entidades de classe no sentido de documentação, prestação de contas, etc. Esperamos que todo esse processo acabe com a publicação do edital em 8 de julho”, concluiu. Após votação, a proposta foi aprovada. 

conselheiros votando

Dando continuidade à pauta, foi aprovada a proposta da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) sobre de inclusão da atividade técnica relacionada à obra ou serviço de rotina que poderão ser registradas via ART múltipla. 

Relatoria de processos

Ademais, os conselheiros aprovaram o Relatório de Gestão do Crea-RS - Exercício 2020 apresentado pelo Conselheiro Eng. Civil Alberto Stochero. O relatório é um documento apresentado aos órgãos de controle interno e externo e a sociedade como prestação de contas.  

Por fim, passou-se ao relato de processos, ao cadastramento institucional de instituições de ensino e processos de outra natureza.

Após a relatoria de processos pelos conselheiros, os processos foram aprovados.

Assista à Plenária!

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: