Fiema 2014 atrai missão empresarial uruguaia

A cônsul geral adjunta do Uruguai no Brasil, Karla Beszkidnyak, vê com bons olhos e pretende trabalhar no sentido de trazer para o Brasil, mais especificamente para Bento Gonçalves, uma missão empresarial do seu país durante o período da 6ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Esse foi um dos principais temas debatidos entre a representante uruguaia e o coordenador da Fiema Brasil 2014, Fernando Bonamigo Tecchio, no encontro ocorrido na terça-feira (25 de junho), em Porto Alegre (RS). A feira e a cônsul formalizam essa intenção em breve com o objetivo de iniciar o quanto antes o contato com as empresas. Karla ficou empolgada com a perspectiva de encontrar reunidas no evento tecnologias ambientais de diversos países.

A reunião com a cônsul faz parte da estratégia de ampliação da participação uruguaia na Fiema, que terá no próximo mês mais uma ação. O representante da feira no país vizinho, Juan Pedro Acosta, tem uma missão de visitas a órgãos governamentais e empresas uruguaias com início em 15 de julho.

O trabalho coincide com um momento muito interessante vivido pelo Uruguai quanto as questões ambientais. Na última semana (em 20 de junho), o presidente José Mujica e seus 13 ministros assinaram o decreto de regulamentação da gestão ambiental adequada de resíduos sólidos industriais e similares. Haverá agora dois anos para os ajustes necessários, nos setores público e privado, às determinações impostas.