Notícia

Ministério do Meio Ambiente apresenta Plano Brasil+20 no Confea


Diretora do MMA, Silmara Vieira da Silva. Créditos: Confea

Na manhã desta quarta-feira (26), durante abertura de sessão plenária do Confea, a diretora do Departamento de Gestão Ambiental Urbana da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Silmara Vieira da Silva, apresentou os eixos do Plano Brasil+20, ainda em elaboração, que trata de sustentabilidade nas cidades. De acordo com ela, o programa não é exclusivo do MMA, pois envolve os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação, Planejamento, Saúde, Cidades, Integração e Educação.

O processo de construção do plano, Silmara explicou, também conta com conselhos das profissões que integram o processo, como a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Conselho de Assistência Social e o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). “Ressalto que o primeiro conselho a buscar parceria e demonstrar coletividade com o projeto foi o Confea. O programa quer cruzar tudo, plano de saneamento, plano ambiental, plano diretor. Isso tudo foi iniciado durante uma conversa com vocês”, contou.

Dados
Durante a exposição, Silmara apresentou os números que justificam a importância do Confea no plano. Segundo dados que ela apresentou, de 40 a 50% do que é retirado da natureza são destinados para a construção civil. Desses, 97% são para cidades, sendo que 27% retornam em forma de resíduo. “Só superaremos o desafio da sustentabilidade nas cidades qualificando o processo de gestão nos municípios. Definir o uso do território urbano com o plano diretor é uma orientação, um princípio, que não é possível ser seguido por mágica. É preciso compreender a lógica das cidades, limitações ambientais, dinâmicas econômicas e como as pessoas querem viver – no geral, as pessoas preferem os espaços urbanos”, pontuou. 
De acordo com dados da ONU, apresentados por Silmara na ocasião, em 2050, 89% da população da América Latina viverá em cidades. No Brasil, para 2030, essa relação será de 90%. Atualmente no país, 28% da população que vive em cidades está em situações precárias. 
(Equipe de Comunicação do Confea)

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: