Notícia

Eng. Capoani prestigia a abertura do 11º CEP em Santa Catarina


Evento reuniu dezenas de profissionais na Assembleia Legislativa catarinense. Créditos: Arquivo CREA-SC

Mais de 260 profissionais e lideranças da área tecnológica estiveram nesta quinta-feira (27), prestigiando a abertura do 11º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-SC, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. O evento aconteceu durante todo o dia 28 e encerrou às 17 horas. Com o tema Marco Legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional, o CEP é promovido pelo Conselho em parceria com o Confea, Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-SC, entidades de classe e instituições de ensino. O Senador Luiz da Silveira palestrou na solenidade de abertura abordando as propostas de alteração na legislação dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua em tramitação no Congresso Nacional. Além do Senador estavam na mesa de autoridades a Dep. Ângela Albino, representando o presidente da Assembleia Legislativa; o presidente do Deinfra, Paulo Meller, o Dep. Edinho Bez, os presidentes do CREA-SC, Eng. Civil e de Seg. do Trab. Carlos Alberto Kita Xavier e do CREA-RS Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani, o Vice-Presidente do Confea, Eng. Mecânico Júlio Fialkoski, o Diretor da Mútua Nacional, Téc. Industrial Lino Gilberto da Silva e o 1º Vice-Presidente do CREA-SC e Coordenador do 11º CEP, Eng. Agr. Felipe Penter.
“O Brasil atravessa um momento histórico em sua organização política, social e econômica, com o povo nas ruas reivindicando melhorias para o país e mudanças estruturais na qualidade dos serviços públicos. Acredito que não há momento mais oportuno para estarmos reunidos neste 11º Congresso Estadual de Profissionais com um único objetivo: reivindicar mudanças na legislação que regulamenta a fiscalização e o exercício das profissões da área tecnológica”, assinalou o presidente Kita.
“Tenho a convicção de que todos esperam deste 11º Congresso decisões que possam alavancar a aplicação de uma nova abordagem à legislação de nosso sistema profissional, tornando-o forte e preparado para os desafios das nossas profissões no futuro”, disse.
O Coordenador do 11º CEP, Eng. Agr. Felipe Penter destacou as mudanças no Sistema conquistadas por meio de propostas oriundas de profissionais de Santa Catarina nos últimos Congressos, entre elas, a elaboração do Código de Ética Profissional.
“Este congresso representa o mecanismo que nos conduzirá às nossas metas. Precisamos acreditar na sua efetividade, com a confiança de que a mudança é possível, sobretudo por meio da participação e do debate democrático sobre as normas que regulamentam nossas profissões”, ressaltou em seu pronunciamento.
Macroencontros Preparatórios - Durante os meses de maio e junho foram realizados oito macroencontros preparatórios ao CEP nas regiões de Mafra, Chapecó, Videira, Lages, Joinville, Itajaí, Florianópolis e Criciúma, onde profissionais de todo o estado sugeriram mais de 80 propostas de alteração na Lei 5194/66 que estão sendo sistematizadas pela comissão organizadora e estarão em análise e votação durante o evento. Destas, 20 serão aprovadas e encaminhadas ao 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que ocorrerá durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), entre 9 e 14 de setembro.
Aproximadamente 550 profissionais participaram dos encontros preparatórios, onde foram eleitos 96 delegados sem mandato no Crea e mais 46 inspetores. As sugestões foram balizadas nos seguintes eixos temáticos: Formação e Exercício Profissional; Organização do Sistema; Integração Profissional e Social; e Inserção Internacional.
Fonte: CREA-SC

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: