Notícia

Congresso Estadual reúne mais de 200 profissionais em Porto Alegre


Evento ocorreu na Assembleia Legislativa do RS. Créditos: Renan Constantin / Arquivo CREA-RS

Autoridades e lideranças da área tecnológica do Rio Grande do Sul, como os 152 delegados eleitos nos 41 Congressos Distritais que ocorreram, em abril e maio, estiveram reunidos na Assembleia Legislativa da capital gaúcha, no sábado (29), para a realização do 12º Congresso Estadual de Profissionais do CREA-RS. Na abertura do evento, que teve como tema Marco legal: Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional, estiveram presentes o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, o deputado estadual Eng. Civil Adão Villaverde, o Arquiteto Oscar Escher, superintendente da Metroplan; o vereador Eng. Agr. Carlos Comasseto, o Eng. Civil Melvis Barrios Junior, conselheiro federal pelo RS no plenário do Confea; o Geólogo Antonio Pedro Viero, diretor financeiro da Mútua-RS; o Eng. Civ. Jefferson de Freitas Lopes, coordenador da Comissão de Organização do 12º CEP; e o assessor da Comissão de Organização Nacional do 8º Congresso Nacional de Profissionais, Eng. Eletric. Edison Flávio Macedo.

O Eng. Civ. Jefferson Lopes abriu o encontro agradecendo o empenho dos profissionais, entidades e funcionários empenhados na realização dos encontros preparatórios, que juntos reuniram mais de 700 pessoas e resultaram nas 280 propostas em debate no CEP. Disse acreditar que “hoje consigamos iniciar o traçado de um novo rumo para a nossa legislação profissional”.

O Geól. Viero ressaltou a importância do encontro. “Que as discussões tragam avanços, pois a atual legislação impede que a Mútua seja mais democrática”, avaliou, afirmando ainda que os benefícios da Caixa de Assistência deveriam ser estendidos para todos os profissionais e não só aos associados.

Já o conselheiro Melvis Barrios defendeu que as propostas e discussões têm de ultrapassar os intramuros “para que tenhamos mais efetividade na implantação de nossas propostas e mudanças na legislação”, apontou, dando como o exemplo o fato de o Sistema Confea/Crea ser o único Conselho a não contar com um conselheiro de cada Estado no Plenário do Confea. “Nós, profissionais, temos o mesmo sentimento do resto da população no atual momento do país. Também estamos descontentes com o Sistema Confea/Crea, precisamos atualizar e enfrentarmos o desafio político para esta implantação, fortalecendo as nossas profissões. Sabemos o que queremos mudar e só podemos mudar se tivermos união e força política. A nossa legislação, do ano de 1966, não consegue responder aos avanços de nossas profissões”, destacou.

Representando a Câmara Municipal, o Eng. Carlos Roberto Comassetto destacou ser importante o momento pelo qual o Brasil, em referência as diversas manifestações que estão ocorrendo pelo País, e que os Engenheiros e demais profissionais do Sistema, reunidos, busquem maior inserção nas tomadas de decisão da sociedade. O vereador se referiu, ainda, ao papel do CREA-RS em ser parceiro em ações como a do acidente no Conduto Álvaro Chaves e como integrante da CPI da Telefonia. “Somos uma categoria que tem de estar no centro dos debates e contribuir para a formação de cidades inclusivas”, pontuou.

O Arquiteto Oscar Escher, representando o governador Tarso Genro, ressaltou que o atual governo tem entre seus objetivos “o resgate da autoridade técnica do Estado”, citando o retorno às licitações de técnica e preço e a inclusão no contracheque os profissionais técnicos da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano de percentual relativo à Responsabilidade Técnica. “Boa gestão e boa técnica são necessidades e anseios da sociedade. O Estado tem que apresentar soluções técnicas para as demandas apresentadas”, afirmou.

Representando a presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Adão Villaverde, que também é Engenheiro Civil, falou sobre a nova legislação de Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndio, elaborada pela Comissão Especial que ele presidiu durante 120 dias. Segundo Villa, o novo texto legal dota o Estado de um sistema de proteção para preservar vidas, garantir o funcionamento das edificações e proteger patrimônios. "É, sobretudo, uma legislação tecnicamente clara em relação às responsabilidades, atribuições, parâmetros e conteúdos, e rigorosa quanto à fiscalização, às inspeções, aos licenciamentos e às sanções, que contempla diversas novidades", ressaltou, afirmando que só foi possível com a ajuda de entidades da área tecnológica e pela provocação do CREA-RS.

Presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani

Ao se manifestar, o presidente do CREA-RS, Eng. Capoani, relembrou que a Frente Parlamentar de Engenharia foi instalada na Assembleia na época em que Villa presidia o Legislativo, em 2011. Capoani agradeceu, ainda, o empenho e a dedicação de Villa para com o setor da engenharia.

O presidente lembrou ainda que é necessário o trabalho de todos para o sucesso dos debates que estão previstos para ocorrer na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) e no Congresso Nacional dos Profissionais (CNP). “Iremos levar a Gramado o debate do Marco Legal e de nossas angústias”, afirmou, lembrando que os delegados eleitos nos Congressos Estaduais irão representar os mais de um milhão de profissionais e 200 mil empresas que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua. Também fez referência às manifestações que ocorrem no País, lembrando que os profissionais da área tecnológica se fazem presentes em todas elas, como na área da saúde, da educação, e de mobilidade urbana e transporte público, onde acredita que inclusive o cálculo das tarifas deveria ser realizado por técnicos. Falou da importância em haver uma legislação profissional clara e de o Confea atuar de forma mais incisiva na questão da unicidade das ações, padronizando certos processos. Afirmou, ainda, que não basta discutir uma revisão da legislação se Sistema Confea/Crea não tiver uma articulação política. “Precisamos de um somatório de forças para chegar à proteção da sociedade. Nós não vamos fazer uma nova legislação sem um somatório de vontades. O que traremos de Gramado será como uma tocha crioula que deverá ser levada à Brasília, para reger as nossas profissões agora e no futuro”, concluiu.

Foram eleitos 24 delegados que irão representar o RS nas duas etapas do Congresso Nacional, em Gramado e em Brasília. Das propostas colocadas em votação foram aprovadas 58, as quais foram escolhidas por meio de votação, devendo chegar a 20 propostas para serem encaminhadas para o debate nacional.

Lista dos Delegados Eleitos:

Delegados Nacionais - com mandato

    Eng. Agr. Mauro Miguel dos Santos Cirne
    Eng. Agr. e  Seg. Trab. César Augusto Pires Moutinho
    Eng. Ftal. Carlos Roberto Santos da Silva
    Eng. Ind. Mec. Airton José Monteiro
    Eng. Mec. e Seg. Trab. Fernando Volpatto Ramos 
    Eng. Agr. e  Seg. Trab. Diogo Regis Furian 
    Eng. Civ. Marineda Vieira de Albuquerque 
    Eng. Civ. Ubiratan Oro 
    Eng. Civil e Mec. Alberto Stochero
    Eng. Agr. Artur Pereira Barreto
    Eng. Civ. Beno Inacio Frantz
    Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. João Carlos Lindau
Suplentes
    Eng. Agr. Alexandre Zillmer    
    Eng. Civ. Lia Geovana Sala Costa     
    Eng. Agr. Luiz Claudio Ziulkoski    
    Eng. Civ. João Luis de Oliveira Collares Machado    
    Eng. Agr.  Denize Cristina Leite Frandoloso     
 

Delegados Nacionais - sem mandato

    Eng. Agr. Humberto Dauber
    Geol. Carlos Augusto Andrighetto Canova
    Eng. Civ. Anelice Mirian Klein 
    Eng. Ftal. Elon Davi Jaguszewski
    Eng. Eletr. Francisco Hermes Beltrame de Araújo
    Eng. Civ. Celio Jair Rocha de Almeida
    Eng. Eletr. e Seg. Trab. Fernando Luiz Carvalho da Silva
    Eng. Civ. Sandra Severo D' Abreu
    Eng. Op. Mec. Ivo Hubner Gonçalves
    Eng. Mec. e Seg. Trab. Silvio Fernando Ballin
    Eng. Agr. Valmor Christmann
    Eng. Civ.  Jefferson Luiz de Freitas Lopes
Suplentes
    Eng. Op. Prod. Vilson Neumann Machado
    Eng. Civ. Norberto Inácio Scherrer 
    Eng. Civ. e Seg. Trab. Eduardo Malta Pinto
    Geog. Claudio Marcus Schmitz

    Téc. Fltal Herculano de Medeiros Neto

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: