Notícia

Soea Connect: emoção marca entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea


Giovana Fleury e a conselheira federal Andréa Brondani. Créditos: Arquivo Marck Castro/Confea

Presencial ou virtual, a cerimônia de entrega das honrarias do Sistema Confea/Crea é sempre marcada pela emoção. Desta vez, já na abertura, o cerimonial de abertura emocionou ao citar as diversas perdas de lideranças do Sistema Confea/Crea neste mais de um ano de pandemia da covid-19.

Como há 63 anos, seguindo a tradição, a entrega de 12 Medalhas do Mérito, as homenagens in memoriam com a inscrição de 12 nomes no Livro do Mérito e as três Menções Honrosas – destinadas a empresas públicas ou privadas, instituições de ensino e entidades de classe que fomentam o desenvolvimento tecnológico – foram entregues na noite de 15 de setembro, quando da abertura da Soea Connect. 

Apenas com um representante de cada categoria presente na cerimônia, a apresentação de vídeos exibindo a entrega das honrarias nos Creas foi a forma encontrada pela Comissão Nacional Organizadora da Soea (Consoea) para que todos estivessem presentes, mesmo os já falecidos, representados por seus familiares.

 

Inscritos no Livro do Mérito – in memoriam


Aderaldo Leocádio da Silva – engenheiro agrônomo – especialista em Botânica e Sistemática
Ascânio Pruner – engenheiro industrial 
Augusto Fleury Veloso da Silveira – engenheiro eletricista e físico
Cleverson Cabral – engenheiro geólogo 
Dirceu Neri Gassen - engenheiro agrônomo
Eberhard Wernick – geólogo
Hermínio Filomeno da Silva Neto - engenheiro civil  
Ivan Lúcio Pereira – engenheiro civil 
Jaime Rotstein – engenheiro civil 
Marília Locatelli – engenheira florestal 
Mário de Mari – engenheiro civil
Valério Ribon – engenheiro agrônomo 


Representando os homenageados in memoriam, Giovana Fleury, esposa do engenheiro eletricista Augusto Fleury Veloso da Silveira,  falou do “momento especial e emocionante” e disse que as “honrarias são importantes porque incentivam e valorizam, fortalecem os que trabalham pela engenharia”.

Receberam a Medalha do Mérito
Adriano da Silva Lopes - engenheiro agrônomo  
Antonio Nunes de Miranda – engenheiro civil 
Belchior de Oliveira Rocha – engenheiro eletricista 
Creso Villela – engenheiro/arquiteto 
Flávia Rabelo Barbosa Moreira – engenheira agrônoma  
João Sergio Cordeiro – engenheiro civil 
Jorge Nei Brito – engenheiro mecânico 
José Maria H. Condurú Neto – engenheiro agrônomo  
Luis Roberto Andrade Ponte – 
engenheiro civil  
Marcos José Tozzi – engenheiro civil 
Maria Urbana Corrêa Nunes – engenheira agrônoma  
Waldir Duarte Costa - geólogo 

Quem falou em nome dos homenageados com a Medalha do Mérito foi Flávia Rabelo: 

“Esta homenagem é o coroamento de 46 anos dedicados ao trabalho e partilho esse reconhecimento com os que estavam comigo durante todos estes anos”.

Receberam as placas de Menção Honrosa

Romagnole Produtos Elétricos S.A.
Tupy S.A. 
Universidade de São Paulo (USP)

 

Conselheiros federais Bitencourt e de Laet
Conselheiros federais Bitencourt e Laet


História
A Medalha e o Livro do Mérito foram instituídos pela Resolução nº 118/1958, do Confea. O documento também criou a Comissão do Mérito, responsável pela escolha dos homenageados. 

Em 2021, a comissão é coordenada pelo conselheiro federal, eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha e formada por: eng. agr. Andréa Brondani da Rocha; eng. mec. Carlos de Laet Simões Oliveira; eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho e eng. civ. João Carlos Pimenta.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Profissionais do futuro
Ao se dirigir aos participantes da Soea Connect,  Bitencourt agradeceu aos membros da comissão, citando a assistente Neuzi Lima, os conselheiros, o jornalista Felipe Pasqualini, gerente de Comunicação do Confea, e Sílvia Girardi, secretária executiva da Semana.

“Somos profissionais de um novo tempo”, disse o coordenador para quem “a tecnologia é a ciência aplicada em sua essência, representada pela inteligência e pelo saber fazer dos homenageados que deram contribuições relevantes para o Sistema Confea/Crea e para uma sociedade sustentável”.

O conselheiro federal desejou que “o legado dos homenageados ilumine os participantes da Soea Connect. Foram e são vidas dedicadas a pesquisas, ao magistério, ao empreendedorismo”. 

Ele também afirmou que “homenagens são importantes porque valorizam a experiência dos profissionais e estimulam os que entram no mercado de trabalho”. 

Para assistir ao vídeo completo e visualizar o Livro Láurea ao Mérito e o perfil de cada um dos homenageados, visite o ambiente da Láurea ao Mérito na plataforma da Soea Connect.

O Livro também está disponível por meio do link: 

https://www.confea.org.br/livro-do-merito-2021

Maria Helena de Carvalho / Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: