Notícia

Soea Connect: Maimunah Sharif defende governança global das cidades


Créditos: Arquivo CREA-RS

Maimunah Mohd Sharif, diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, falou sobre “A Necessidade de Novos Modelos de Governança Compartilhada para os Grandes Desafios da Atualidade”, na manhã desta quinta-feira (16/9), durante a Soea Connect.

Natural da Malásia, 61 anos, formada pela Universidade do País de Gales, foi a primeira mulher que assumiu a presidência do Conselho Municipal de Seberang Perai, na Malásia. Durante o seu mandato, promoveu a cidade como limpa, verde, segura e saudável para trabalhar, viver, investir e se divertir. Além disso, ela teve influência direta na implementação e na conquista de seis certificações ISO de gestão de qualidade em seu país.

Interesses compartilhados
No início de sua palestra, agradeceu diretamente ao presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, pelo convite em participar da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e afirmou que “aos 18 meses de pandemia, um dos desafios atuais diante de mais de 200 milhões de casos em todo o mundo e mais de 500 mil mortos se relaciona com as mudanças climáticas” e que “é preciso atuar contra o desmatamento para evitar crises ambientais e de saúde”. 

Para ela, “a pandemia faz com que interesses de todos os países sejam compartilhados visando à sobrevivência”. Para um desenvolvimento sustentável, defendeu “a governança das cidades onde até 2040 estarão 7% da população  mundial”, o que, para ela, “terá graves consequências no setor da habitação”.  

Sharif, como é mais conhecida, acredita que “bem administradas, as cidades podem ser solução e não problema”. Para ela, “a governança global exige cientistas, engenheiros e agrônomos”. 

Para a sustentabilidade e resiliência das cidades, a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos propõe “a discussão de melhores práticas num esforço coletivo”. 

A palestra de Sharif teve a participação de Rayne Michelli Moraes, Oficial Nacional para o Brasil na ONU-Habitat. Ela destacou que a pandemia prejudica as pessoas mais vulneráveis com a pobreza, o desemprego, mudanças no clima  e que é preciso “estabelecer políticas que reflitam soluções para as populações carentes, uma agenda urbana para repensar as nossas cidades e assumir um compromisso com o desenvolvimento sustentável”. 

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: