Frente Parlamentar da Engenharia tem apoio do Sistema Confea/Crea

Dispostos a reforçar a coleta de assinaturas – faltam 50 das 150 necessárias – para oficializar a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, três integrantes do Grupo de Trabalho Assuntos Parlamentares, do Confea  estiveram nesta terça-feira (02/07) na Câmara dos Deputados.

O conselheiro federal, Eng. Mec. Cleudson de Anchieta, o presidente do Crea-PE, Eng. Civ. José Mário Cavalcanti e o presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas (Abeag), Eng. Agric. Valmor Pietsch, foram recebidos em audiência pelos deputados federais Eduardo Sciarra (PSD-PR), Fernando Ferro (PT-PE), Rubens Bueno (PPS-PR) e Alfredo Kaefer (PSDB-PR). Na pauta, o alerta para a necessidade de fortalecer a representação dos profissionais reunidos pelo Sistema Confea/Crea com o objetivo de valorizar a área tecnológica brasileira na defesa de projetos de lei de interesse da sociedade.
Com instalação  marcada para o próximo dia 11 de dezembro – Dia do Engenheiro – em sessão solene na Câmara, a ser promovida pelo Confea - a Frente, uma iniciativa do deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), vem recolhendo assinaturas e ganhando a adesão no Congresso Nacional desde o final do ano passado.
Sciarra, líder do partido na Câmara, lembrou de iniciativas anteriores para a criação da Frente da Engenharia, mas, "iniciativas pontuais”. Para ele, engenheiro de formação, “hoje a realidade do país nos revela que o Brasil depende e muito da engenharia para ter um surto de desenvolvimento. A criação da frente é fundamental. A sociedade quer serviços públicos de qualidade, combate à corrupção e controle dos custos das obras com recursos do governo, e a engenharia está relacionada a isso”.

Aproximação - Com Fernando Ferro, Engenheiro Eletricista, José Mario reforçou a importância do apoio do parlamentar nessa aproximação do Sistema Confea/Crea com o Congresso Nacional. Para o presidente do Regional, “a prestação de serviços públicos passa pela engenharia, o que aumenta a responsabilidade das lideranças profissionais”.
Rubens Bueno, professor e líder da bancada do PPS, confessou-se “parceiro de primeira hora da Frente”, enquanto Kaefer se comprometeu também a ajudar na finalização da coleta de assinaturas.
Em todos os encontros, o conselheiro Cleudson de Anchieta convidou os parlamentares para a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e para o 8º Congresso Nacional de Profissionais, que este ano serão realizados em Gramado (RS), de 09 a 14 de setembro.
Durante as audiências, Anchieta, José Mário e Valmor avisaram que a cada duas semanas estarão em Brasília para acompanhar de perto o encaminhamento da criação da Frente e os projetos de lei em tramitação. "Um deles é o de número  6699, de 2002, do deputado José Carlos Coutinho (DEM-RJ), que defende a criminalização do exercício ilegal das profissões de engenheiro e agrônomo, e deve ser votado durante a sessão marcada para 11 de dezembro de 2013", informa Valmor.
(Equipe de Comunicação do Confea)