UFSM e Ageflor promovem debates de temas relacionados ao cultivo de árvores no Rio Grande do Sul

Créditos: Arquivo CREA-RS

A Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e o Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se uniram à produtora cultural Simples Assim para a promoção de cinco webinars que irão discutir temas relacionados ao cenário do Rio Grande do Sul de cultivo de árvores.

O primeiro evento online, que ocorreu dia 7 de outubro, abordou "As Florestas e a Água". A transmissão é  ao vivo pela página da Ageflor - Associação Gaúcha de Empresas Florestais no Facebook (http://.FB.com/FlorestaRS).

Os aspectos hidrológicos das florestas plantadas costumam gerar uma série de mitos que necessitam ser esclarecidos sob a ótica da ciência e das práticas realizadas pelas empresas do setor, demonstrando inclusive benefícios que as florestas nativas e comerciais trazem para a disponibilidade de água. Participaram da conversa Edner Baumhardt, professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFSM - Campus Frederico Westphalen e pesquisador na área de Hidrologia Florestal, Maurem Alves, gerente de sustentabilidade na empresa CMPC, com mediação de Diogo Leuck, presidente do Conselho da Ageflor.

Os eventos seguintes irão por em pauta também a relação do cultivo de florestas plantadas com as mudanças climáticas e o sequestro de carbono, os novos mercados dos bioprodutos e da bioeconomia e a integração universidade e empresas. As atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia e sempre às 9h, com estimativa de duração de uma hora.

Complementando os temas debatidos, a segurança jurídica dos plantios gaúchos e o zoneamento ambiental da silvicultura no Rio Grande do Sul será tema do último evento da série que ocorrerá ao longo dos próximos dois meses, com o encerramento prevendo também o evento presencial.

A atividade dá continuidade ao projeto “Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas” que lançou em 2020 um livro retratando paisagens gaúchas de áreas cultivo de árvores e realizou uma primeira série de webinars com foco no cenário da acácia-negra, do eucalipto e do pínus.

O livro artístico fotográfico de autoria do fotógrafo e professor universitário Mateus Portal teve tiragem de 1,5 mil exemplares. Para o desenvolvimento do projeto, Ageflor e Simples Assim, tendo também a Kunst Empresa de Cultura no planejamento cultural, tiveram sua realização por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com a Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Patrocinam a iniciativa a CMPC Brasil, a Navegação Aliança, o Grupo Seta e a Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Novas Façanhas.

O QUE: Webinar As Florestas e a Água
QUANDO: 07 de outubro, 9h
COMO: Live com tempo estimado de 1h, gratuita, sem necessidade de inscrição
ONDE: Rede social da Ageflor (FB.com/FlorestaRS)
LIVRO
O livro Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas tem valor de R$ 50,00 para aquisição, destinados ao desenvolvimentos de ações socioambientais. Pedidos podem ser feitos por meio do formulário no site http://www.ageflor.com.br/riquezascultivadas ou pelo e-mail riquezascultivadas@ageflor.com.br.