CREA-RS totaliza 2225 edificações com elevadores inspecionadas

Ações de fiscalização intensiva revela que 86% dos empreendimentos estão regularizados. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com a mobilização de 75 agentes fiscais em 43 municípios, a Fiscalização Intensiva do CREA-RS voltada a elevadores, escadas e esteiras rolantes alcançou, em dois de trabalho (03 e 04 de julho), 2225 edificações vistoriadas. Nos locais foi verificada a responsabilidade técnica de empresas e/ou profissionais habilitados e com registro no Conselho para os serviços de instalação e manutenção periódica dos equipamentos. A ação gerou 314 notificações emitidas aos proprietários que não apresentaram documentação referente a estes serviços. Estes têm um prazo de dez dias para se regularizarem perante o Conselho.

Caso a edificação não tenha empresa responsável pela manutenção dos equipamentos instalados, qualquer acidente ou problema que venha ocorrer a responsabilidade recairá sobre o síndico ou proprietário. Quando se contrata uma empresa habilitada a responsabilidade passa para quem tem a atribuição legal e técnica para executar tais serviços, podendo garantir segurança dos usuários.

A ação de fiscalização intensiva totalizou um número expressivo, visto que no primeiro semestre deste ano, a equipe de Fiscalização do CREA-RS havia fiscalizado 622 edificações na área de manutenção e instalação de elevadores e escadas rolantes. Ou seja, em dois dias houve um incremento de fiscalização em torno de quase 250% nessa prestação de serviço específico, que gera um aumento também na regularização das edificações em todo o Estado.

Do total de edificações vistoriadas 86% estão regularizadas e apenas 14% com pendência. Destas 314 notificações, 44% são ocorrências na região da serra e 43% na região central.

O Eng. Civil Luiz Capoani, presidente do Conselho, ressaltou que a sociedade deve estar atenta e exigir que a execução de serviços de manutenção em equipamentos de elevadores, escadas e esteiras sejam realizados por profissionais e empresas habilitadas, até para que se tenha a quem recorrer em casos de má prestação de serviço ou sinistros envolvendo os equipamentos.

Durante o programa intensivo foi verificada a existência de empresas não registradas realizando atividades no Estado. O CREA-RS, segundo o gestor da Fiscalização, Eng. Marino Greco primeiro notifica a empresa e, em não havendo manifestação e regularização, pode vir a formalizar denúncia junto ao Ministério Público por exercício ilegal da profissão de engenharia.
Os contratantes podem conferir se as empresas e os profissionais estão devidamente registrados através do site do CREA-RS (www.crea-rs.org.br), no menu Empresas, bem como se as ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) foram recolhidas devidamente. Denúncia de irregularidades podem ser encaminhadas, de forma anônima, através do Disque-Segurança no 0800 510 2563.