Londrina recebe o 23º Conest

Começa nesta quarta (24) o 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest). O evento, até o dia 26 de novembro, é realizado pela primeira vez em formato híbrido e vai disponibilizar dez painéis, seis minicursos, uma conferência magna e um espaço amplo para exposição de trabalhos científicos e empresas parceiras. A Villa Planalto, localizada no município de Londrina, Norte do Paraná, na avenida Tiradentes, 6429, próximo ao Parque Ney Braga, é palco do encontro organizado pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asengest) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

Serão três dias de uma programação completa voltada para o fomento da pesquisa, tecnologia, capacitação e inovação do setor e áreas correlatas. “O Conest é um congresso muito tradicional que reúne profissionais engenheiros, técnicos de segurança, enfermeiros do trabalho, ergonomistas, advogados e outros. É uma oportunidade única de fazer contatos com profissionais de outros lugares do Brasil e do exterior. Os palestrantes internacionais são professores que podem ajudar muitos colegas engenheiros que pretendem ingressar numa pós-graduação e trabalhar em outro país”, explica o engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho Benvenuto Gonçalves, presidente da Anest.

Um dos temas mais esperados pelos participantes será o painel da quinta-feira, 25 de novembro, que falará sobre o panorama da segurança e saúde do trabalhador no cenário pós-pandemia. Na mesa redonda, debaterão o tema convidados de renome internacional como o professor Doutor em Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Pedro Carrana, de Portugal; o presidente do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional de Cabo Verde, João Carvalho; o presidente do Conselho Geral de Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho da Espanha, Rafael Ruiz Calatrava e o Engenheiro Mecânico Victoriano Anguis Terrazas, do México. “Essa discussão trará um panorama de como está a pandemia em nível internacional e o gerenciamento das medidas de contenção dentro das empresas”, completa Gonçalves.

Outros painéis programados para o mesmo dia poderão ser acompanhados pelos inscritos da forma como desejarem: presencialmente ou pela internet. Os profissionais vão discutir “O Impacto da Pandemia na aquisição e logística de distribuição de EPI’s” e “Os Diversos Papéis da Mulher na Segurança e Saúde do Trabalho”. No leque de temas técnicos, a programação prevê o debate sobre a construção civil e os reflexos da norma regulamentadora NR 18, gestão de riscos ocupacionais e da saúde no trabalho. Também haverá um espaço destinado para exposição de trabalhos científicos. “É uma troca rica e muito importante. A comunidade da engenharia poderá prestigiar os trabalhos de colegas de outros estados. Mais uma boa oportunidade para quem faz mestrado, doutorado e está procurando emprego”, argumenta o presidente da Anest.

A 23ª edição do Conest será encerrada com os minicursos. Haverá seis temas disponíveis, com abordagens diversas, entre eles a “Investigação de Acidentes de Trabalho na óptica da Prevenção” e os “As Principais Alterações das Normas Regulamentadoras”. A programação completa está disponível no site https://www.conest2021.com.br/programacao/

Os interessados podem optar por quatro modalidades: presencial (palestra magna, painéis e minicursos); virtual opção 1: (palestra magna e painéis); virtual opção 2: (minicursos) e virtual opção 3: (palestra magna, painéis e minicursos). As inscrições com desconto vão até o dia 22 de novembro e podem ser feitas pelo link https://www.conest2021.com.br/inscricoes/. Os ingressos também estarão disponíveis para quem quiser adquiri-los no dia do evento.

O patrocínio é do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mutua), Redes de Segurança EN, Engenharia & Desenvolvimento (ASST), Chrompack Instrumentos Científicos Ltda, Universidade da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), FASTER, Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (ESTMA), TR Distribuidora de EPI’s e Grupo A.Yoshii. O apoio é do Convention Bureau, Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Associação Ibero-Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho (AIEST) e Associação Nacional dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação em EST (ANDEST).