Notícia

Homenagens marcam abertura do 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho


Conselheiros do crea RS participando do 23 conest, Londrina, com os auditores fiscais Mara Camisassa e Jonar Lima . Créditos: Ane Rosa/Divulgação

Uma noite repleta de cultura, motivação, conhecimento e homenagens. Assim foi a abertura do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest) 2021 na noite desta quarta-feira (24), em Londrina. Os conselheiros do CREA-RS Eng. Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni, coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, e o Eng. de Seg. Trab. Luiz Henrique Rebouças dos Anjos, também da Câmara, estão participando do evento.

O cerimonial foi aberto com um espetáculo do grupo Sansey, de Londrina. A apresentação representou a colônia japonesa de Londrina, que é a segunda maior do Brasil. Na sequência, o presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Benvenuto Gonçalves, deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância da realização do Congresso e o árduo trabalho dos profissionais envolvidos. “Nós trabalhamos o ano todo em função disso. A engenharia de segurança do trabalho tem crescido muito nos últimos quatro anos. Recebemos grande apoio do sistema Confea e temos retribuído aos profissionais. Neste momento, temos o desafio de retomar o desenvolvimento, que passa por parcerias com universidades e entidades empresariais. É preciso motivar nossos profissionais com criatividade e inovação”, disse.

O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, comemorou o crescimento das atividades em engenharia, agronomia e geociências, apesar da crise sanitária e econômica do país. “Quero parabenizar a engenharia, agronomia e geociências que atravessaram de forma brilhante essa pandemia. Os números refletem esse sucesso, pois tivemos o aumento de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) durante a pandemia”, revelou. “Estamos representando um milhão de profissionais e quase 300 empresas de engenharia, agronomia e geociências”, acrescentou.

Presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira.

O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, também parabenizou a organização do Conest e o papel dos engenheiros de segurança do trabalho durante a pandemia. “Muitos lugares continuaram com os atendimentos. Vocês foram essenciais durante a pandemia. Queremos agradecê-los pela dedicação e pelo trabalho, por tudo que vocês têm contribuído para o Brasil. Longa vida aos engenheiros de segurança do trabalho”, disse.

Além do presidente da Anest, presidente do Confea e presidente do Crea-PR, participaram da mesa de abertura a presidente da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asengest), Fabiana Endo; a secretária municipal de Recursos Humanos da Prefeitura de Londrina, Juliana Bellusci; o diretor-geral da Mutua, Julio Cesar Vercesi Russi; o coordenador das Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sistema Confea/Crea, Andrei Costa; o fundador da Anest, Francisco Machado da Silva, o diretor da Asengest, Nilton Costa e o presidente da Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS), Miguel Corticeiro Neves.

Homenagens feitas e recebidas

Premiações marcam a abertura do Conest.

Outro ponto alto da abertura do Conest foi a série de homenagens. A organização do Congresso entregou honrarias a grandes nomes da engenharia de segurança do trabalho, que contribuem para o crescimento do setor no Brasil. Os homenageados foram Joel Krüger, presidente do Confea; Ricardo Rocha de Oliveira, presidente do Crea-PR; Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do Crea-SC; Jorge Luiz e Silva, presidente do Crea-ES e presidente da ASVDS, Miguel Corticeiro Neves.

“Foi uma surpresa muito agradável, me sinto lisonjeado. É um reflexo do que tenho feito em termos de envolvimento de engenharia de segurança do trabalho, não só para mim, mas para toda a minha equipe, a nível dos países falantes de português, como Cabo Verde, Angola, Brasil e Portugal. Estou orgulhoso”, disse Corticeiro.

O presidente do Crea-SC ressaltou o histórico da própria carreira. “Coordenei o Conest em Florianópolis, em 2007 e só cheguei à presidência do Crea-SC por causa da engenharia de segurança do trabalho.  Hoje, trabalhamos com a missão de pensar no protagonismo das nossas profissões”, explicou Kita. O presidente do Confea também agradeceu a honraria. “Fiquei muito lisonjeado e feliz. É um reconhecimento do carinho e amizade que temos com a Anest. É fundamental a participação do engenheiro de segurança do trabalho nesse evento”, afirmou Krüger.

Já o presidente do Crea-ES se colocou à disposição da organização do Congresso e revelou o desejo de levar o Conest para o Espírito Santo em 2023. “Me sinto honrado e valorizado. Entendo que é uma premiação que reconhece nosso trabalho, não só de engenharia de segurança do trabalho, mas das empresas de todo o Brasil. Queremos estar mais perto da sociedade”, acrescentou Jorge Luiz e Silva.

Crea-PR também foi homenageado.

Por fim, o presidente do Crea-PR ficou bastante emocionado e comemorou a realização do evento no período pós-pandemia. “É um evento nacional, em formato híbrido, que estamos fazendo pela primeira vez, de uma área que justamente contribuiu muito durante a pandemia. Fico feliz e honrado pela homenagem porque é um reconhecimento da gestão. Divido esse prêmio com funcionários e conselheiros”, finalizou Oliveira.

A Anest, representada pelo presidente Benvenuto Gonçalves, também recebeu uma homenagem, feita pelo Confea. “A engenharia de segurança do trabalho recebe uma atenção muito grande do Confea. Agradeço imensamente a homenagem do presidente Joel Krüger, que é a autoridade máxima na nossa área”, comemorou Benvenuto.

Realização e patrocínio

A realização do Conest é da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asengest) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

O patrocínio é do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mutua), Redes de Segurança EN, Engenharia & Desenvolvimento (ASST), Chrompack Instrumentos Científicos Ltda, Universidade da Saúde e Segurança do Trabalho (SST), FASTER, Engenharia de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (ESTMA), TR Distribuidora de EPI’s e Grupo A.Yoshii. O apoio é do Convention Bureau, Associação Paranaense de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apes), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Associação Ibero-Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho (AIEST) e Associação Nacional dos Docentes dos Cursos de Pós-Graduação em EST (ANDEST).

Serviço

O quê: 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho

Onde: Villa Planalto, Avenida Tiradentes, 6429, Londrina

Quando: De 24 a 26 de novembro de 2021

Mais informações: https://www.conest2021.com.br/

Fonte: CREA-PR

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: