Colégio de Presidentes inicia em Manaus-AM com debates sobre taxas, sistema de eleições e convênios

Créditos: Arquivo Naaliel Rabelo

Teve início na quarta, dia 24, o 6º Colégio de Presidentes, realizado em Manaus (AM). Na pauta, temas importantes para o Sistema Profissional como assuntos das Comissões do Confea; taxa de substituição de ART; sistema de eleições; acordo de cooperação técnica entre o MPT e o Sistema Confea/Crea; entre outros.

Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS

Presente no encontro, a presidente do CREA-RS, engenheira ambiental Nanci Walter, esclareceu e detalhou sobre a Operação Hotel Mais Seguro. “O objetivo é verificar se a manutenção/instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados”. Clique aqui e saiba mais sobre a Operação.

O vice-presidente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Clodomir Luiz Ascari, que representa o presidente engenheiro civil Ricardo Rocha

O Crea-PR marcou presença com o vice-presidente, engenheiro agrônomo Clodomir Luiz Ascari, que representa o presidente engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira.

Na mesa diretiva do evento estavam o coordenador do CP, presidente do Crea-AM engenheiro civil Afonso Luiz Costa Lins Júnior; a conselheira federal engenheira mecânica Micheli Costa Ramos, representando o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger; o presidente do Instituto Municipal de Planejamento engenheiro civil Carlos Valente, representando o prefeito de Manaus, David Almeida; o presidente da Superintendência de Navegação de Portos e Hidrovias Jorge Barroso; o presidente nacional da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida; e o coordenador-adjunto do Colégio de Presidentes, presidente do Crea-PI, engenheiro civil Ulisses Filho.

O Colégio de Presidentes é um órgão consultivo do Confea, composto pelos presidentes dos Creas e diretor-presidente da Mútua, que tem como objetivo buscar a aplicação do que dispõe a Lei 5.194, que regula o exercício das profissões do Sistema, com a verificação e a fiscalização do exercício e atividades reguladas pelo Confea e pelos Creas, organizados de forma a assegurarem unidade de ação.

Ascari na apresentação inicial do Crea-PR

Na apresentação inicial dos Creas, o vice-presidente do Crea-PR engenheiro Clodomir Ascari falou do Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), que acontece esta semana em Londrina-PR realizado pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho (Asengest) e Crea-PR. Destacou o Encontro Paranaense de Entidades de Classe (Epec), recentemente realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, de forma híbrida, “um evento tradicional que não foi realizado no ano passado devido às Portarias emitidas por conta da situação da pandemia, mas que este ano aconteceu e contemplou além da programação o Prêmio Destaque Profissional, que premia profissionais e empresas que se destacaram (por indicação das Câmaras Especializadas); e o Prêmio Crea da Qualidade (PCQ), que valoriza ações de planejamento e gestão nas Entidades de Classe, com o objetivo de que elas busquem e alcancem a sustentabilidade administrativa e econômica”, diz. Ascari mencionou ainda a operação conjunta do Crea Sul, chamada de Operação Hotel Mais Seguro que foi planejada e será realizada concomitantemente pelos Creas dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, “especialmente na rede hoteleira que receberá mais turistas agora no período de férias”, explica, e ainda agradeceu a recepção de todos os participantes em Manaus.

Francisco Almeida destaca o exemplo do Paraná no relacionamento com as Entidades de Classe, o apoio ao planejamento e gestão nestas organizações e o incentivo por meio de consultorias locais, eventos e premiações, “além do formato implantado de prestação de contas, uma dificuldade em muitos estados e Entidades”. Ascari responde: “no Crea-PR tentamos profissionalizar ao máximo a prestação de contas pelas Entidades, para que elas então cheguem a tão esperada sustentabilidade”.

O presidente do Crea-AM, Afonso Lins, agradeceu a todos os colegas presidentes, afirmando ser “um sonho realizado em receber todos vocês aqui, presidentes e todos que estão representando o Confea. Este foi um ano árduo e gradeço por estarem aqui, também os nossos conselheiros, coordenadores de Câmaras Especializadas, diretoria e representantes de instituições de ensino” afirma. O coordenador do CP falou também da construção da nova sede do Crea-AM, agradecendo pela verba repassada pelo Confea, por meio de aprovação dos conselheiros federais.

À direita, os três representantes do Crea Sul, eng.ª Angela Paviani, eng. Clodomir Ascari e engª. Nanci Walter

Ao longo do dia foram debatidos outros assuntos ainda como sistema de eleições, taxa de ART de substituição, acordo de cooperação técnica entre o MPT e o Sistema Confea/Crea. O Colégio de Presidentes continua até sexta, dia 26.

Fonte: CREA-PR