Fiscalização apresenta resultados das ações 2021

Durante a programação do 36ª edição do Seminário das Inspetorias, ao longo do dia 30 de novembro, em Bento Gonçalves, os inspetores tiveram a oportunidade de debaterem sobre as ações de fiscalização do Conselho. A chefe do Núcleo Operacional da Fiscalização, Alessandra Borges, apresentou um painel sobre as ações especiais ocorridas desde o início deste ano.

Segundo ela, as ações especiais se dividem em quatro segmentos majoritários, são eles as operações estaduais, que correspondem a maior parte das atividades; os Programas Intensivos de Fiscalização, ações mais regionalizadas; as blitz, que acontecem apenas em determinados meses; e as forças-tarefas, que são ações conjuntas com outros órgãos públicos e acontecem de maneira mais restrita.

aproveitou ainda para discorrer sobre as quatro grandes operações que estão ocorrendo em todo o estado, são elas a Operação Verão, que fiscaliza parques aquáticos e de aventura; a Operação Supermercados e Atacados; a Operação Hotel mais Seguro; e a Operação Natalina, todas com o mesmo objetivo a proteção da sociedade e a prevenção contra riscos e sinistros.

“Começamos com as operações em abril e já contabilizamos 21 ações especiais. Tivemos um crescimento de 131% em relação a 2020”, afirmou Alessandra. Já os relatórios demonstram que a fiscalização teve um incremento de 38% em relação ao ano passado.

Também foram citadas as ações de fiscalização que aconteceram recentemente nas obras no Estaleiro de Rio Grande, no içamento do Laçador e na construção de uma usina fotovoltaica, em Alegrete, entre outrss.

“Esta gestão tem nos exigido a realização de uma atuação mais diferenciada, focada na regularização para que todo o serviço conte com a atuação de profissionais e empresas habilitadas. Contamos com a participação de vocês, inspetores, para continuar intensificando nossa atuação”, encerrou a agente fiscal.