Notícia

Piazza apresenta UCS Graphene no Encontro de Líderes do Sistema


Créditos: Arquivo CREA-RS

Qual será o próximo material do futuro? Para o professor, pesquisador e coordenador da UCHS Graphene, Eng. Mec. Diego Piazza, trata-se do grafeno. Durante o Encontro de Líderes da Base do Sistema em Bento Gonçalves, o professor pode conversar com os participantes do evento sobre a tecnologia gaúcha que redescobriu as demais utilidades do grafeno.

 Derivado do grafite e disposto em uma folha hexagonal de átomos de carbono, o grafeno é um material extremamente resistente e cuja composição encontra-se em aparelhos eletrônicos, baterias, placas fotovoltaicas, entre outros. “Muitas pessoas podem pensar que o grafeno é o futuro, mas eu digo para vocês, com toda a certeza, que boa parte do que a gente já faz demonstra que o grafeno é passado. Talvez vocês estejam usando ou em contato com algo de grafeno e nem sabem”, provocou o palestrante.

A UCSGRAPHENE, segundo ele, é a maior planta de produção de grafeno em escala industrial instalada dentro de um parque de ciência e tecnologia da América Latina. A planta está localizada em Caxias do Sul, dentro da UCS. Os estudos acerca do grafeno se iniciaram em 2017 no Brasil. “Hoje nós vivemos um mundo que está em ascensão, ou seja, com o desenvolvimento de mercado de aplicações para com o grafeno. Cria-se o grafeno, desmistifica-se as tecnologias e agora podemos enxergar as aplicações”, afirmou Piazza.

Exemplificando as aplicações da nova tecnologia, citou a parceria com o exército brasileiro na criação de coletes à prova de balas de fuzil. A adição do grafeno adiciona maior resistência ao material de fusão, tornando o uso do derivado ainda mais atrativo. “As tecnologias estão aqui para nos auxiliar. O grafeno não vai provocar uma revolução tecnológica, ele fará uma revolução metodológica”, afirmou Piazza ao encerrar seu painel.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: