SindPFA publica 2ª edição de livro sobre avaliação de imóveis rurais

.

A publicação reúne doze novos artigos, entre selecionados por meio de edital, e outros derivados de iniciativas que tiveram a participação da entidade no seu incentivo, a exemplo de trabalhos apresentados no Programa de Pós-graduação da Universidade de Jaén, na Espanha, com a qual o SindPFA mantém parceria, de trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações (Cobreap), entre outros, afetos à temática do livro.

Participaram da mesa do lançamento a presidente do Sindicato, Djalmary Souza, a PFA Priscilla Martinelli, representando o Conselho Editorial, o PFA Ronaldo Pereira Santos, representando os autores, e o conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) Annibal Lacerda Margon, representando a entidade. Logo após a composição da mesa, foram feitas as entregas dos certificados de premiação para os três primeiros colocados.

Capa_SindPfa

Juscelino Antonio Tomas alcançou a terceira colocação com o artigo "Estudo de caso: a atuação prática do Perito Federal Agrário, enquanto assistente técnico do INCRA – proteção do erário público contra danos com emissão de parecer técnico sobre laudo pericial para se ter a justa indenização de imóvel rural desapropriado para fins de reforma agrária"; Jorge Luís Nascimento Soares ficou em segundo lugar com o artigo "Preço referencial das terras no Estado do Pará: proposta metodológica" e Ronaldo Pereira Santos e Breno Lothhammer Wrasse receberam o primeiro prêmio pelo artigo "Imóveis rurais com reserva legal compensada noutra propriedade: uma proposta de avaliação a partir das condicionantes do mercado imobiliário e do Código Florestal".

Em seu discurso, Djalmary Souza rememorou o lançamento da primeira edição. “Para mim, este lançamento tem um significado muito especial. Em 2019, no primeiro ano do meu mandato, lançamos a 1ª edição. Foi um grande sucesso e, ainda hoje, recebemos feedbacks positivos dos mais variados estados, com profissionais e estudantes utilizando-se da nossa publicação, o que para nós é um grande motivo de orgulho”, disse. “Agora, dois anos depois, eu estou concluindo minha gestão com esta nova edição do livro”, finalizou.

Priscilla Martinelli agradeceu o convite para integrar o Conselho Editorial e comentou sobre o processo. “Foi uma experiência muito rica. Porque, quando nós estamos analisando os artigos dos autores, nós estamos aprendendo também, fazendo consultas e relembrando questões com que não lidávamos há algum tempo”, afirmou. “Então, que queria agradecer aos autores, porque, graças a eles, nós aprendemos muito”.

Falando em nome dos autores, Ronaldo Pereira Santos exaltou a produção dos PFAs ao longo de décadas e fez um exercício de imaginação sobre o quanto esse trabalho pode render novas publicações. “Muitos dos nossos colegas que estão aqui hoje têm gavetas cheias de materiais que podem ser trazidos para uma 3ª edição e quantos primeiros lugares tão melhores que o meu e o do meu colega Breno podem surgir ainda. Nosso trabalho foi premiado por uma mera formalidade, mas não há nenhum mérito maior ou menor do que os demais trabalhos”.

Representando o presidente do Confea, o conselheiro Annibal Lacerda exaltou a qualidade da publicação. “É um prazer estar com vocês aqui no lançamento dessa obra maravilhosa e eu me sinto em casa, porque trabalho nessa área”, disse. Engenheiro agrônomo, ele também lembrou do período em que atuou com reforma agrária e reforçou a importância da política de incentivo do Conselho. “Para o Confea é uma honra muito grande levar esse patrocínio às entidades, especialmente na publicação de livros nessa área de imóveis rurais, que é muito carente [de bibliografia especializada]”.

A versão digital desta 2ª edição pode ser acessada aqui. Já a primeira edição, aqui. Um exemplar será enviado para todos os filiados, além de instituições de ensino e órgãos públicos. O livro também ficará disponível no site do Confea como forma de democratizar o conhecimento e contribuir com todos os que atuam na área. Abaixo, o leitor pode conferir como foi o lançamento tanto em vídeo quanto em imagens.

Confira o livro Avaliação de Imóveis Rurais pelos Peritos Federais Agrários, -’2ª edição’

Assessoria de imprensa do SindPFA